Como o coaching pode mudar sua vida

Um e-book onde eu conto como o coaching foi decisivo na minha vida e será na sua.

Você precisa parar de ganhar dinheiro para crescer

| Coaching
Você precisa parar de ganhar dinheiro para crescer
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Calma, eu não quero te assustar, apenas chamar a sua atenção para um assunto muito importante: ganhar dinheiro.

Antes de explicar para você o motivo pelo qual você deve parar de ganhar dinheiro para crescer, é necessário entender bem 2 verbos que são a chave desse artigo:

Ganhar

https://www.priberam.pt/dlpo/ganhar

Fazer

https://www.priberam.pt/dlpo/fazer

Quando falamos em dinheiro, os verbos ganhar e fazer se tornam participantes de uma batalha, onde ao final só quem perde e você.

A diferença entre ganhar dinheiro e fazer dinheiro

Para você entender a diferença entre ganhar dinheiro e fazer dinheiro, vamos analisar duas histórias, a de João e a de José.


História de João

João era um garoto de classe média, que morava com seus pais, estudava, se divertia e nada mais. Todas as semanas, por longos anos, seus pais chegavam em seu quarto e lhe entregavam uma quantia em dinheiro para que ele pudesse se divertir.

O tempo passou, João se formou, saiu de casa e sua vida continuou a mesma. Periodicamente seus pais lhe enviavam uma quantia em dinheiro e assim João não se preocupava em trabalhar para crescer pessoal e financeiramente, pois tinha tudo o que precisava vindo dos pais.

Quando seus pais morreram, João se viu numa situação bem diferente da que vivia até então, pois ele parou de ganhar dinheiro e não tinha pensando em nenhuma outra forma de continuar ganhando.

História de José

José era um garoto simples, de família com recursos limitados, morava com seus pais e avós, estudava, se divertia e ajudava nas tarefas de casa. Todas as semanas, por muito tempo, José ficava da janela de seu quarto vendo os outros garotos passarem andando de bicicleta, ou tomando sorvete, mas ele não podia compartilhar dessa mesma diversão, pois seus pais não podia lhe dar dinheiro.

O tempo passou, os pais de José adoeceram e os recursos ficaram cada dia mais limitados. José então viu que era hora de encontrar uma forma ter uma renda para ajudar os pais.

Como José era um garoto simples mas forte e bem disposto, decidiu falar com os vizinhos e ver se eles não precisavam de alguém para ajudá-los na limpeza do quintal, do jardim, da piscina. Dessa forma José começou a fazer as primeiras limpezas e a receber por isso.

O serviço de José era tão bem feito que após o seu tempo de estudo, só lhe sobrava tempo para atender aos pedidos que lhe chegavam. Com o passar do tempo José já não dava mais conta de atender aos pedidos da vizinhança e nem dos outros bairros que já sabiam do seu serviço, então ele começou a convidar outros amigos para lhe ajudar.

Com isso José começou a ter uma renda ainda maior e a ajudar os amigos que também precisavam de uma renda em casa. O negócio cresceu tanto que chegou ao ponto de José não realizar mais as limpezas, apenas atender o telefone, organizar as rotas e repassar para seus ajudantes.

José começou a fazer dinheiro sem precisar sair de casa, ajudou seus pais até eles morrerem e continuou com seu negócio crescendo a cada dia.


Consegue enxergar a diferença entre ganhar dinheiro e fazer dinheiro?

Podemos listar alguns tipos de pessoas que apenas ganham dinheiro:

  • moradores de rua que ficam sentados nas calçadas pedindo a famosa “esmola”
  • “pedintes” que ficam nos semáforos
  • crianças que não possuem idade pra trabalhar

Ao falar de dinheiro o verbo ganhar não está ligado a nenhuma ação que lhe renda recursos, muito pelo contrário, você pode ganhar uma vez e nunca mais.

Já o verbo fazer está diretamente ligado a ação, a realizar algo para obter algum benefício.

Recentemente um vídeo na internet me chamou muita atenção, pois dá uma grande lição sobre fazer dinheiro e quero compartilhar com você para depois lhe mostrar como você pode mudar seu pensamento de ganhar dinheiro para fazer dinheiro e então começar a crescer.

Conseguiu entender a visão do Rick Chesther nesse vídeo? Viu a alternativa que ele apresenta para fazer dinheiro e vencer a “tal crise” que está todo mundo falando aí?

Quando falamos o verbo ganhar, o nosso cérebro logo associa a algo comum, como presentes, que ganhamos no nosso aniversário. Mas quando falamos o verbo fazer, o cérebro já remete a alguma ação e isso nos faz agir para obter a recompensa.

Como mudar seu pensamento e passar a fazer dinheiro ao invés de ganhar dinheiro

Tem uma frase de T. Harv Eker, presente no livro “Os Segredos da Mente Milionária” que diz o seguinte:

A chave do sucesso é despertar a própria energia, pois isso atrairá as pessoas até você. E, quando elas aparecerem, fature!

Essa frase faz todo sentido em relação aos verbos ganhar e fazer pois para despertar a própria energia é preciso agir e para agir tem que se fazer algo. Você não ganha energia embrulhada em um pacote de presente, ou ganha?

Dinheiro, riqueza, saúde, doença, tudo na vida é resultado das ações que realizamos ou deixamos de realizar.

A falta de dinheiro ela não é um problema, mas sim um sintoma de algo que está por trás do dinheiro.

Imagine uma árvore, cheia de frutos. Para que esses frutos cresçam e se tornem deliciosos é preciso que a árvore receba cuidados, que sua raiz esteja em terreno com os nutrientes necessários e água. Se essa raiz não receber os devidos cuidados e nutrientes, a árvore não dará frutos.

É assim com você! Se não começar a agir e mudar seus pensamentos, como colherá seus frutos?

O que você pensa te leva a sentimentos, que te conduzirão a ações, que são as geradoras de resultados.

Lembra das histórias de João e José? Quando José mudou seu pensamento e começou a agir os resultados aconteceram.

Quando o assunto for dinheiro, mude seus pensamentos e comunicação. Substitua o verbo ganhar por fazer, despertando assim uma energia mais forte em seu corpo.

Não veja o dinheiro como o problema, mas como o sintoma de algum problema existente em sua vida.

Reavalie os seus pensamentos sobre dinheiro, suas ações, atitudes, seu relacionamento com o dinheiro. Saia da posição de ganhador para fazedor, cresça e se torne RICO.

Quero fechar esse artigo com uma frase de Paul McKenna, que esclarece muito bem o que é ser rico.

Ser rico é viver nos seus próprios termos, segundo suas possibilidades, e não segundo suas limitações.”

Leia também

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários