O que é a técnica Flowtime

Nos artigos anteriores sobre produtividade apresentei as técnicas Pomodoro e Chunking, que são muito úteis para otimizar a organização e o foco e aumentar a produtividade. Nesse artigo vou apresentar a técnica Flowtime, uma técnica tão simples de aplicar quanto a Pomodoro e a Chunking, mas com uma grande vantagem: pode ter o seu tempo estendido.

As técnicas Pomodoro e Chunking trabalham com blocos de tempo pré-definidos, o que influencia na organização das tarefas de modo que elas se encaixem dentro desses blocos muitas das vezes tendo uma quebra na execução por conta das pausas entre blocos.

A técnica Flowtime resolve esse problema da limitação do bloco de tempo e não deixa que haja perda de concentração, atenção e foco geradas pelas pausas.

As bases da técnica Flowtime

Essa técnica é totalmente orientada ao foco, de modo que seja possível aproveitar o máximo da energia física e mental que está sendo utilizada na execução da tarefa.

Segundo Mihály Csíkszentmihályi “flowtime é o período de alto foco para p roduzir algo no estado de flow (fluxo), que é o momento de produtividade máxima em que se utiliza a maior capacidade e energia para realizar uma tarefa desafiadora, possuindo habilidades necessárias”.

Com a flexibilidade da técnica é possível ter um ótimo custo/benefício de tempo, atenção, foco, concentração e energia, tudo em alto nível.

Cada flowtime deve ter duração de 10 a 90 minutos e ser estendido conforme o seu nível de foco, concentração e energia para continuar realizando a tarefa com alta performance.

Técnica Flowtime
Flowtime

A aplicação da técnica

Para aplicar a técnica Flowtime com precisão é importante que você já tenha definido as tarefas a serem executadas, a ordem de execução e o tempo previsto para a conclusão.

Se você está tendo a primeira experiência com aplicação de técnicas para aumento de foco e produtividade, evite alocar um período muito longo de tempo para uma tarefa. Procure trabalhar com flowtimes mais curtos e vá adicionando mais tempo conforme a necessidade o seu nível de foco, concentração e energia.

Usuário mais com mais experiência no uso de técnicas para aumento de foco e produtividade já possuem uma base do tempo que conseguem manter um o foco em um alto nível e isso facilita a definição do tempo de execução.

É recomendado que não seja alocado mais de 90 minutos para um flowtime, mas não é regra. Se você consegue manter alto nível de foco, concentração e energia por um longo período de tempo isso é excelente, use a seu favor e faça seus flowtimes mais longos e produtivos.

Ao adicionar mais tempo ao flowtime, procure sempre manter uma média entre 20% a 80% do tempo que foi originalmente definido para a tarefa, mesmo que você faça diversas adições de tempo. Ao adicionar tempo aos poucos você consegue controlar melhor a execução e fazer a pausa quando perder o foco sem comprometer a produtividade.

O tempo das pausas entre os flowtimes pode variar, porém o recomendado é que ela esteja entre 10% a 50% do tempo total do flowtime. Esse tempo pode variar de pessoa pra pessoa, pois umas recupera o foco mais rápido do que outras.

O encerrar do tempo definido para a execução pense o seguinte: paro pra recuperar o foco ou continuo pois estou com muito foco e energia ainda?

Uma análise que ajuda bastante a definir o tempo da pausa é: se tenho pouco foco, preciso de mais tempo de pausa.

Quando você está em um estado de flow mais longo as chances de ser interrompido aumentam, exceto se você estiver sozinho.

Evite ao máximo as interrupções, procure deixar o celular no silencioso, notificações tanto do celular quanto do computador desativadas, enfim, retire de perto tudo o que te faz perder o foco.

“A essência está em continuar no flowtime somente enquanto estiver em um bom estado de produtividade.” (Dionatan Moura)

Para que a aplicação da técnica Flowtime possa trazer resultados é preciso que você tenha consciência de que o estado de flow não dura o dia inteiro. Seja consciente ao definir o tempo do flowtime e do quanto você irá alongá-lo.

Gostou desse artigo? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos.

Compartilhe na sua rede
  • 9
    Shares

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço contato@jonathanlamim.com.br à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos