fbpx

O que é a técnica Chunking

A técnica Chunking foi criada em 2015 por Jurgen Appelo e é uma técnica onde busca-se a flexibilidade para manter o máximo de foco pelo maior período ininterrupto de tempo possível.

Ela é semelhante à técnica Pomodoro, mas a grande diferença entre elas está na forma como o tempo de cada bloco de execução (chunk) está definido. Enquanto na técnica Pomodoro os períodos de tempo são fixos na técnica Chunking eles são flexíveis, podendo variar entre 10 e 60 minutos.

As bases da técnica Chunking

A técnica Chunking possui 3 pontos muito importantes em sua base:

  1. chunks possuem início e fim naturais e lógicos
  2. chunks não podem ser interrompidos
  3. devem haver pausas entre os chunks

Chunks possuem início e fim naturais e lógicos

Como cada chunk servirá para a execução completa de uma tarefa ou de um conjunto de tarefas menores, o fim está diretamente ligado à conclusão da tarefa.

Se você começa a tarefa e não consegue terminar dentro do tempo definido para o chunk, então o seu chunk está quebrado e você precisa rever a estimativa de tempo de execução das tarefas.

Chunks não podem ser interrompidos

Diferente da técnica Pomodoro que possui um controle de interrupções, a técnica Chunking não permite interrupções.

Cada chunk deve ser executado sem nenhum tipo de interrupção, uma vez que essa técnica visa o aumento do foco.

Devem haver pausas entre os chunks

Ninguém é capaz de manter o foco por um período muito longo de tempo, e a partir do instante em que a perda de foco começa a acontecer a execução da tarefa é prejudicada.

Independente do tempo definido para cada chunk, faça um intervalo entre eles. Mas cuidado com o tempo desse intervalo, pois se for muito longo pode fazer com que você tenha dificuldade para retomar o foco ao voltar para a execução das tarefas.

Para um chunk de 30 minutos, pare por 5, que é tempo suficiente para ir ao banheiro, tomar um água ou um café, esticar as pernas e recomeçar.

Se você estiver trabalhando com períodos maiores de tempo para o chunk então defina o tempo de intervalo de modo proporcional, que seria algo em torno de 15% do tempo do chunk.

Técnica Chunking
Fluxo de execução da técnica Chunking

Como definir o tempo ideal de um chunk

O tempo de um chunk pode variar entre 10 a 60 minutos, mas o tempo ideal vai depender da tarefa a ser realizada e da sua disponibilidade para a realização dela.

O ideal é que a média de tempo dos chunks fique abaixo de 30 minutos, uma vez que não deve haver interrupção durante a execução de um chunk. Mas se a energia for boa, assim como o foco e a motivação, aumente o tempo dos chunks para algo entre 40 e 60 minutos.

O conteúdo de um chunk pode ser:

  • uma tarefa completa (preparar o relatório financeiro para o conselho administrativo)
  • uma fração de uma tarefa maior (realizar pesquisa para escrever um artigo)
  • um conjunto de tarefas menores (limpar a caixa de emails, realizar telefonemas)

Sabendo como é composto o conteúdo de um chunk, agora fica mais fácil de você organizar as tarefas e então definir o período de tempo ideal.

Se as tarefas que você precisa executar possuem nível de complexidade e tempo de execução diferentes, não se preocupe, pois na técnica Chunking você pode ter cada chunk com um tempo diferente, respeitando o tempo sugerido para ele (entre 10 e 60 minutos).

Com o tempo você encontrará o ritmo ideal de trabalho, facilitando a definição do tempo de duração de cada chunk.

Em que situações a técnica Chunking deve ser utilizada

A técnica Chunking deve ser utilizada sempre que for necessário realizar tarefas que exijam um alto e constante poder de foco e concentração.

Para escrever esse artigo eu utilizei 5 chunks, 2 para pesquisas, 2 para escrita e 1 para produzir as imagens. Os chunks para pesquisa e produção das imagens tinham duração de 30 minutos, enquanto os chunks para escrita tinham 45 minutos.

Você se lembra da época do ensino fundamental ou médio, quando as aulas tinham 50 minutos de duração? Pois é, você pode usar chunks de 50 minutos com intervalo de 10 para estudar e até mesmo para ler um bom livro.

Não existe uma regra dizendo onde é certo e errado aplicar a técnica Chunking, o que precisa haver é a sensibilidade para definir se ela é a melhor opção para o tipo de tarefa e o momento.

Sendo ela uma técnica flexível, seja flexível você também na hora de definir as tarefas, o tempo dedicado para cada uma e qual a técnica a ser utilizada.

O sucesso na aplicação de qualquer técnica vai depender exclusivamente de você.

 

Gostou desse artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

 

Compartilhe na sua rede
  • 5
    Shares

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço contato@jonathanlamim.com.br à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos