O caminho até o objetivo é o mesmo para qualquer pessoa. O que irá torná-lo mais fácil ou mais difícil, curto ou longo, é a forma como as metas são traçadas e executadas ao longo dele.

Hoje eu quero te mostrar como transformar a sua passagem pelo caminho rumo ao objetivo através das metas S.M.A.R.T.

Para que você compreenda bem as metas S.M.A.R.T vamos esclarecer o que são os objetivos e as metas primeiro.

O que são os objetivos e as metas

Os objetivos são a definição clara, a descrição concreta de onde você quer chegar. São estratégicos e bem abrangentes.

As metas são tarefas a serem realizadas para se alcançar os objetivos. Elas devem ser temporais e acima de tudo, conscientes. Se as metas forem mal traçadas, o caminho para o objetivo fica mais longo e complexo.

Metas S.M.A.R.T

O sistema de metas S.M.A.R.T. (esperto, em inglês) é um passo a passo para que você possa construir metas realmente atingíveis, e consequentemente atingir os objetivos.

A partir de 5 princípios, o sistema de metas S.M.A.R.T. irá auxiliar você a definir as melhores e mais eficientes metas para alcançar os objetivos.

Veja quais são os 5 princípios:

S: Specific (Específica)

O primeiro princípio é o da definição de metas específicas. Quando você determina metas que podem ser entendidas de forma ambígua, a execução dessa meta pode se tornar mais longa.

Quanto mais específica for a meta, mas fácil de definir as tarefas a serem executadas para sua realização.
Para ajudar a definir metas específicas você pode fazer uso das seguintes perguntas:

  • O que?
  • Por quê?
  • Quem?
  • Onde?
  • Qual é?

M: Measurable (Mensurável)

As metas mensuráveis são aquelas onde você determina uma valor X como parâmetro de mensuração. Esse valor X pode ser qualquer coisa que esteja alinhada com o objetivo, por exemplo, quanto você quer economizar ao longo do ano, quantos quilos quer perder em 6 meses.

Você só consegue definir se uma meta foi alcançada quando ela te permite medir os resultados da execução das tarefas.

A: Attainable (Alcançável)

Grande parte das pessoas desiste de lutar pelos seus objetivos porque definiram metas impossíveis de alcançar.

O mais importante ao definir uma meta não é o seu grau de dificuldade, mas o quanto ela te motiva a trabalhar diariamente para alcançá-la. Se você define uma meta muito difícil achando que ela te motivará, é mais provável que desanime por não estar vendo resultados.

Procure definir metas menores, que você tem certeza que pode alcançar. Não é a quantidade de metas que define o tempo que você levará para atingir o objetivo, mas o quão alcançáveis são essas metas.

R: Relevant (Relevante)

Uma boa meta é aquela que possui um grande propósito como sustentação. Só você é capaz de saber quais são os seus propósitos, e então definir metas relevantes, que traduzam esse propósito.

Alguns critérios podem ajudar na definição de metas relevantes, como por exemplo, o impacto nas métricas, o timing e se o conjunto de metas faz algum sentido para o seu objetivo.

T: Time-bound (Temporal)

As metas são os passos dados no caminho rumo ao objetivo, e se esses passos não tiverem o seu tempo determinado, o resultado final da caminhada será prejudicado.

É muito importante definir prazos para realização das metas. Uma meta sem prazo é como um carro sem o marcador de combustível, nunca saberá quando vai acabar.

O sistema de metas S.M.A.R.T. é uma excelente forma de você definir claramente os passos que dará em busca do seu objetivo.

Quando o assunto for metas, preocupe-se com a qualidade e não com a quantidade. às vezes 6 metas bem definidas te deixam mais próximo do objetivo do que 3 metas pontuais e complexas.

Agora que você já sabe como construir suas metas para conquistar o objetivo, é hora de colocar em prática.

A realização dos seus sonhos só depende de você!!!