Blog

Resenhas

Resenha – Pense Simples

- Por Jonathan Lamim
Comentário do Gustavo Caetano no Instagram
Comentário do Gustavo Caetano no Instagram

Na semana passada eu concluí a leitura do livro “Pense Simples” escrito pelo fundador da Samba Tech, Gustavo Caetano.

Esse livro estava na minha lista de leitura fazia algum tempo, mas eu precisava concluir uma outra sequência de livros que estava lendo a caráter de estudo antes de começar a leitura dele. Por várias vezes o Gustavo comentou em postagens minhas no Instagram falando para eu ler o livro, e então eu li e nos próximos parágrafos vou compartilhar com vocês um pouco do que aprendi com essa leitura.

O livro é composto por 184 páginas com o conteúdo dividido em 10 capítulos, cada um com uma história mais fantástica que a outra.

Ele não fala apenas da sua jornada como empreendedor, mas compartilha uma história da família que é muito inspiradora e várias outras de amigos e empresas que são conhecidas mundialmente.

De toda a leitura, algumas partes soaram bem fortes pra mim e vou compartilhar 3 delas com você:

“por mais promissor que um negócio seja, nada dura para sempre e que, para seguir em frente, um empreendedor não pode achar que sabe tudo e que está acima de qualquer lei. Para seguir em frente, um empreendedor tem de estar sintonizado com o futuro e ciente de que existem fatores que fogem do controle e que podem, sim, prejudicar um negócio caso você não esteja atento para os sinais do perigo e das mudanças.”

“Não tem problema ser pequeno. Hoje, os pequenos estão incomodando – e muito – os gigantes.”

“as empresas inovadoras são as que criam mercados que não existiam”

Como o título do livro diz – “PENSE SIMPLES – Você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador” – tudo o que o Gustavo fala sobre empreendedorismo é baseado em colocar em prática rapidamente e ir ajustando as coisas ao longo do processo.

No capítulo 3 do livro ele aborda um dos pontos que eu mais me identifico dentro do empreendedorismo, que é o planejamento. E uma das frases do Gustavo refletem bem a realidade: “Hoje, executar é barato e planejar é caro.”

O Gustavo usa um exemplo bem simples para ilustrar esse custo do planejamento. 6 meses desenvolvendo um plano de negócios com riqueza de detalhes, e então você descobre que durante o período em que esteve trabalhando no plano de negócios um outro empreendedor teve a mesma ideia é executou sem perder tempo.

Consegue entender o custo que teve o longo período de planejamento? Em momento algum ele fala que não é pra planejar, mas sim planejar de modo ágil, executar com mais agilidade ainda e ir ajustando e corrigindo o planejamento ao longo do caminho.

O grande diferencial desse livro é que ele fala sobre empreendedorismo mostrando casos reais, de sucesso e fracasso. E mais do que mostrar esses casos reais, o Gustavo transmite todo o seu conhecimento através de dicas para que o leitor possa se tornar um empreendedor ainda melhor.

Quero encerrar essa resenha com 2 frases do Gustavo:

“Inovar é enxergar que as oportunidades estão nos problemas que existem, os quais ainda não foram resolvidos porque todas as soluções propostas até agora foram ruins ou ineficientes.”

“Nos momentos de fracasso é que somos obrigados a nos reinventar.”

Compartilhe na sua rede
  • 3
    Shares
Kindle Unlimited - Mais de 1 milhao de eBooks para você ler à vontade.

Comentários