Blog

Empreendedorismo

Reforma trabalhista: problema ou oportunidade?

- Por Jonathan Lamim

Em vias de ser sancionada pelo presidente, a reforma trabalhista é a oportunidade que você precisa para uma nova vida, e você entenderá isso até o fim desse texto.

Em pesquisa do IBGE, entre fevereiro e abril de 2017 o país tinha mais de 14 milhões de pessoas procurando emprego enquanto no mesmo período de 2016 eram pouco mais de 11 milhões.

Você acha que essa reforma está sendo feita para gerar mais empregos? Pra resolver o problema da saúde pública? E da Educação?

A finalidade dessa reforma é mostrar que o governo não se importa com os assalariados e dependentes da CLT, que eles querem mesmo são os impostos que as empresas e os assalariados pagam. Mas isso é uma análise na visão política, e como não sou nenhum especialista em política nem gosto de falar muito desse assunto vou mostrar pra você o outro lado da reforma trabalhista, o seu lado.

 

A reforma trabalhista (somente alguns pontos)

Férias

Regra atual: férias de 30 dias podem ser retiradas em até 2 períodos onde um deles não pode ser inferior a 10 dias e ainda é possível receber 1/3 do período em forma de abono.

Nova regra: férias podem ser fracionada em até 3 períodos e um dos períodos deve ser de no mínimo 15 dias.

Jornada de trabalho

Regra atual: 8 horas diárias, 44 horas semanais, 220 horas mensais com possibilidade de 2 horas extras diárias.

Nova regra: 12 horas diárias (36 horas de descanso) com limite de 44 horas semanais e 220 horas mensais.

Tempo na empresa

Regra atual: enquanto estiver à disposição da empresa, seja trabalhando ou aguardando novas tarefas é considerado tempo de trabalho.

Nova regra: só é considerado tempo de trabalho o período em que você estiver realizando alguma tarefa.

Remuneração

Regra atual: não pode ser inferior ao piso da categoria ou salário mínimo para a remuneração por produtividade e as comissões, prêmios, gorjetas e afins integram o salário.

Nova regra: não há a obrigatoriedade do pagamento do piso ou do salário mínimo para a remuneração por produtividade e as comissões, prêmios, gorjetas e afins não precisam mais fazer parte do salário.

Home Office

Regra atual: não há contemplação pela CLT.

Nova regra: torna-se regulamentado pela CLT.

Chega! Não vou ficar aqui falando dos pontos da reforma e fazer você passar raiva, quando na verdade eu quero que essa reforma seja uma oportunidade para você construir uma nova vida.

Caso queira ler um pouco mais sobre ela, deixarei alguns links no final desse texto.

 

A solução está mais perto do que imagina

Em um momento em que o país passa por problemas econômicos – denominado de crise – e os trabalhadores são os grandes prejudicados, é complicado para alguns pensar que existe solução e que é possível recuperar o que foi perdido.

Eu quero te dizer que não há complicação alguma e sim uma grande oportunidade para que você se torne o protagonista da sua vida, o seu próprio patrão, aquele quem define as suas próprias leis trabalhistas.

A seguir farei algumas perguntas e gostaria que você fosse bem sincero pois estará respondendo a si mesmo.

  • Você é feliz na empresa que trabalha atualmente?
  • Gostaria de ter mais tempo para cuidar da família e de você?
  • Ter uma renda maior do que a atual com menos esforço te interessa?
  • Com os conhecimentos e habilidades que possui você é capaz de ajudar outras pessoas?
  • Você acredita que pode fazer dinheiro com o seu conhecimento e suas habilidades?

Grandes negócios como Uber (2009), AirBnb (2008) e Nubank (2013) foram criados a partir das necessidades das pessoas. E esses 3 exemplos que citei possuem algo em comum: bem coletivo.

A individualidade cooperativa dos criadores desses negócios fez com que eles se tornassem grandes empreendedores, com resultados expressivos e acima da tudo, deixassem sua marca, fizessem a diferença no mundo.

Temos garotos de 15 anos ganhando milhões de dólares com vídeos no Youtube, pessoas largando emprego no setor público com salários superiores a 20 mil reais para criar negócios capazes de ajudar outras pessoas, simplesmente usando seus conhecimentos e habilidades.

Tem uma frase do Rafa Prado, que está no livro 100 graus – O ponto de ebulição do sucesso que diz: “As pessoas não precisam saber de tudo para serem inteligentes (ao contrário do que a escola tradicional prega), mas precisam saber e entender no que são boas para conseguir chegar ao sucesso.”

O sucesso não está relacionado com um emprego em uma grande empresa, um grande salário. De que adianta tudo isso se você não estiver se sentindo bem, cuidando da sua família e principalmente, deixando sua marca – positiva – no mundo?

Você pode ganhar muito mais do que a CLT pode te oferecer se encontrar dentro de você o empreendedor oculto. Usar suas habilidades e conhecimentos para construir uma vida de excelência.

A oportunidade para uma nova vida

Vida saudável, tempo para a família, liberdade e tranquilidade financeira; você gostaria de desfrutar de todos esses benefícios?

Pois bem, esse é o momento, a oportunidade para você construir uma vida nova e obter os benefícios que citei acima e muitos outros.

Suas habilidades e conhecimentos são ativos preciosos e podem mudar a sua vida de uma forma que você nem imagina.

Enquanto você lê esse texto tem alguém por aí tendo uma ideia, outro executando uma ideia e várias pessoas pensando nas incertezas e medos de investir em uma vida nova.

Quero te encorajar a parar, pensar e agir de um modo que você só tem a ganhar. Você é bom em alguma coisa, muito bom, tenho certeza.

Todos nós temos uma habilidade em que realmente somos bons e essa habilidade pode ser utilizada para conquistarmos tudo o que quisermos, só depende de nós.

A sua habilidade pode ser a inabilidade de outra pessoa e isso é uma oportunidade. O mundo está cheio de oportunidades, às vezes nós apenas não conseguimos enxergá-las.

Nesse momento de instabilidade e incertezas que o país está passando, investir em um negócio próprio é uma excelente alternativa para obter uma renda extra e consequentemente se tornar dono do próprio negócio, se tornar um empreendedor.

Por mais que abrir uma empresa no Brasil seja algo caro e complexo, hoje já existem alternativas como a MEI que dão benefícios e formalizam o negócio de modo rápido e com um custo muito baixo.

Enquanto a reforma trabalhista pode ser considerada a “queda da lei áurea”, empreender é sua melhor oportunidade para uma nova vida, uma vida de liberdade, de felicidade e realizações.

Não se conforme com o que estão fazendo com você, com o seu trabalho, com seus direitos. Lute por uma vida plena e de realizações, use suas habilidade e conhecimentos para transformar os seus sonhos em realidade.

Aproveite o momento e comece a pensar em se tornar seu próprio chefe, usar suas habilidades e conhecimentos para realizar os seus sonhos.

Você é capaz e pode dar o primeiro passo mesmo sem nenhum recurso financeiro.

Se você tem dúvidas sobre como descobrir quais das suas habilidades e conhecimentos podem ser usados para construir um negócio, se tem dúvidas sobre como dar o primeiro passo, não se preocupe. CLIQUE AQUI e me envie uma mensagem, tenho algo que vai te ajudar a se encontrar e aproveitar a oportunidade para construir uma nova vida.


Links sobre a reforma trabalhista

Entenda o que muda com a aprovação da reforma trabalhista no Senado

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei

Senado aprova reforma trabalhista; texto segue para sanção de Temer


Não se esqueça de compartilhar esse texto com seus amigos, pois eles podem estar precisando dessa palavra de motivação.

Compartilhe na sua rede
  • 23
    Shares

Comentários