fbpx

Oscar 2019: O que ele nos ensina sobre inteligência comportamental

O Oscar 2019 foi uma grande demonstração de que a inteligência comportamental é, de fato, a inteligência do sucesso.

Antes de compartilhar os ensinamentos do Oscar 2019 sobre inteligência comportamental, vou explicar o que ela é para que você possa compreender com ainda mais clareza os ensinamentos e aplicá-los em sua vida.

A palavra inteligência vem do latim inter+legere, é a capacidade de discernimento, de escolher algo entre outras coisas. Inteligência comportamental é a capacidade de escolher as estratégias comportamentais para gerir sua vida.

Essas estratégias comportamentais englobam questões como objetivos, metas, planejamento estratégico, resiliência, autoconfiança, responsabilidade, ousadia, determinação entre outras.

Mas afinal, o que o Oscar 2019 pode ensinar sobre inteligência comportamental?

Quero analisar esses ensinamentos tomando como exemplo alguns ganhadores do Oscar 2019.

Lady Gaga – Resiliência, Determinação e Coragem

Lady Gaga recebendo o Oscar de Canção Original por ‘Shallow’ em ‘Nasce uma estrela’ — Foto: Mike Blake/Reuters

“Eu trabalhei duro por muito tempo para chegar até aqui. Não é sobre ganhar, é sobre não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele. Existe uma disciplina. Não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu e teve que levantar. É quantas vezes você fica em pé, levanta a cabeça e segue em frente.” – Lady Gaga

Essa frase da Lady Gaga durante o discurso de agradecimento diz tudo sobre resiliência, determinação e coragem.

“Eu trabalhei duro por muito tempo para chegar até aqui… Não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu e teve que levantar…” mostra o quanto ela foi resiliente, o quanto ela caiu e levantou com coragem, sem perder a determinação e muito menos o foco no objetivo.

“…É quantas vezes você fica em pé, levanta a cabeça e segue em frente…” essa frase é a cereja do bolo para o efeito da inteligência comportamental nessa conquista de Lady Gaga.

É importante salientar que Lady Gaga não ganhou apenas o Oscar, mas também o Grammy, o Bafta e o Globo de Ouro, tudo isso em 2019, o que é considerado um marco na história das premiações.

Quantas vezes durante a jornada rumo ao seu objetivo você apenas tropeçou, nem chegou a cair, e desistiu?

Se você tivesse continuado, onde estaria hoje?

Rami Malek – Superação, Alta Performance e Gratidão

Rami Malek recebe o Oscar de “Melhor ator” — Foto: Kevin Winter/Getty Images

Rami Malek era apenas o terceiro ator na corrida para representar Freddie Mercure no filme Bohemian Rhapsody, mas ele não desistiu, superou seus concorrentes e foi o escolhido, inicialmente para representar Freddie Mercure, mas sua alta performance na interpretação o colocou na corrida pela estatueta mais famosa e desejada do cinema.

Com uma performance de altíssimo nível – que podem ser vista no vídeo abaixo – Rami Malek mostra que a inteligência comportamental é de fato a inteligência do sucesso.

Ele poderia ter desistido, afinal era apenas o terceiro na corrida pelo papel principal, ter se dedicado menos, colocado o foco em outra coisa, mas não, ele se manteve firme, dando o melhor de si, antes, durante e depois, e o resultado não poderia ser diferente: objetivo alcançado, sucesso.

Não foi apenas com superação e alta performance que Rami Malek alcançou seu objetivo, ele também soube ser grato ao alcançá-lo, e com certeza essa gratidão o acompanhou durante a jornada.

“Sou filho de imigrantes do Egito, de primeira geração. Parte da minha história está sendo escrita agora. E não poderia ser mais grato a todos que acreditaram em mim.” – Rami Malek

Como seria sua vida se você fosse capaz de se superar dia após dia e de viver em alta performance?

O quanto você tem sido grato e expressado essa gratidão diariamente?

Citei apenas 2 ganhadores, mas para que eles chegassem ao objetivo muitas outras pessoas estiveram envolvidas, família, amigos, profissionais, todos aplicando – talvez até sem saber – estratégias de inteligência comportamental, para que o objetivo fosse alcançado.

Você quer saber mais sobre como a INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL pode te ajudar a alcançar sonhos, objetivos e metas, fazendo de você um realizador?

CLIQUE AQUI e veja como isso é possível.

Compartilhe na sua rede
  • 5
    Shares

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço contato@jonathanlamim.com.br à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos