fbpx
Business

Objetivos do coaching nas empresas

HomeBusinessObjetivos do coaching nas empresas

O coaching nas empresas tem como princípio a melhora nos resultados para a empresa a partir do desenvolvimento das habilidades e competências de cada membro da equipe.

Ele é voltado para desenvolver competências e remover bloqueios para que o resultado seja alcançado com constância, consistência e sustentabilidade.

Segundo Blanco (2006) o coaching contribui para o desenvolvimento do conhecimento organizacional. A autora afirma que “tanto o coaching quanto a gestão do conhecimento podem estimular e promover a capacidade de detecção e solução de problemas, por meio do aprender a aprender e pelo estímulo à análise e à reflexão”.

A demanda para um processo de coaching

O que dá origem à demanda para um processo de coaching é a necessidade de alguém que está em busca de melhorar seu desempenho profissional ou mesmo da necessidade da própria empresa em alcançar resultados maiores e melhores.

Para Ellinger (2003), o coaching tem sido visto como uma abordagem importante para a produção de aprendizagem de longa duração, contribuindo também para elevados níveis de motivação e para a melhoria do desempenho dos trabalhadores, das relações de trabalho, da satisfação e do compromisso organizacional.

Objetivos do coaching nas empresas

Eu poderia listar diversos objetivos do coaching nas empresas, mas vou listar aqueles que são mais expressivos e que os resultados podem ser vistos a olho nu.

  • gerar comprometimento em desenvolver seus colaboradores
  • propiciar uma performance de alto desempenho
  • focar na liderança baseada em resultados
  • aumentar a produtividade e diminuir o absenteísmo
  • estabelecer políticas de desenvolvimento em busca de alta performance pessoal e profissional dos executivos

Coaching nas empresas: um desafio

Para que um programa de coaching na empresa seja bem sucedido é preciso que gestores e colaboradores tenham a consciência de que qualquer mudança pessoal só acontece de dentro para fora, ou seja, se a pessoa não quiser ou não se sentir autorresponsável, não haverá mudança.

Um dos desafios do coaching nas empresas é chegar ao ponto de equilíbrio entre os anseios do indivíduo em sua performance pessoal e os anseios da empresa.

O coaching não tem o poder de transformar o indivíduo, mas o ajuda a compreender que ele é o maior responsável pelo processo de mudança.

Independente do tamanho da empresa, o coaching tem o potencial de alavancar os resultados a partir de um trabalho realizado diretamente com os colaboradores e gestores, fazendo com eles consigam vencer crenças limitantes, identificar seus pontos fortes e pontos de melhoria e assim chegarem a um índice cada vez mais elevado de performance e resultados.

Se o conteúdo desse artigo fez sentido para você e despertou o desejo de conhecer mais sobre o coaching nas empresas, entre em contato comigo, terei o maior prazer em conversar com você para passar mais informações e tirar possíveis dúvidas.

O Autor

Jonathan Lamim é coach, palestrante e trainer comportamental, tem seu trabalho voltado para a Inteligência Comportamental e sua missão é ajudar pessoas e empresas a alcançarem mudanças comportamentais positivas e duradouras capazes de produzirem resultados cada vez maiores e melhores. Além disso, é consultor e especialista em TI com mais de 14 anos de experiência nacional e internacional.

Seu comentário é muito importante!

E-books para download

Clique na imagem para acessar a página de download

Clientes & Parceiros

X