O que é Coaching

O que é Coaching

O coaching é um misto entre arte e ciência capaz de promover o desempenho humano, tornando as pessoas melhores, ajudando no alcance de seus objetivos e solução de problemas.

Ele é um processo focado na solução, onde o coach (quem conduz o processo) dá todo o auxílio necessário ao seu coachee (cliente) para que este alcance os resultados desejados e possa viver o extraordinário.

Um pouco de história

De Gênesis a Roma o coaching se fez presente na história humana, pois treinar as habilidades físicas, sociais e intelectuais faz parte dessa história.

No ano de 1500 a palavra “coach” proveniente do termo húngaro “kocsi”, estava ligada ao transporte por tração animal. O “coach” era quem conduzia as carruagens levando pessoas, mensagens e mercadorias de um lugar a outro.

Antes de existirem as escolas, antes do século XVI, as crianças eram educadas por mestres e aprendiam sobre ferramentaria, tecelagem, selagem de animais, produção de vinhos entre outras coisas.

A alfabetização não era para ler e escrever mas para uma profissão. Essas crianças observavam e aprendiam os comportamentos e habilidades de seus mestres. Elas aprendiam a aprender e aprendiam a fazer.

Nesse modelo de educação os mundos de treinador e treinando se cruzavam e o coaching era carregado de sentido prático e existencial.

Em 1840, na universidade de Oxford na Inglaterra, os alunos tinham tutores particulares que os ajudavam na preparação para os exames, e o termo utilizado para identificar esses tutores foi “coach”.

Passados 40 anos, em 1880 o termo “coach” foi utilizado no sentido de treinador esportivo, fazendo referência à pessoa que responsável por treinar um grupo de atletas para vencer uma regata.

A história revelou grandes nomes que deram e ainda dão uma contribuição grandiosa para o desenvolvimento dessa ferramenta transformadora de vidas, como por exemplo Tim Gallwey, Tony Robbins, John Whitmore, Augusto Cury, Daniel Goleman e Paulo Vieira.

Ao longo do tempo o coaching vem ganhando cada vez mais significado e importância tanto na vida pessoal quanto nos ambientes corporativos, transformando vidas e negócios.

Clique aqui e conheça os programas de coaching que transformarão sua vida.