Blog

Inteligência Emocional

O que é a exaustão emocional e quais são as suas consequências

- Por Jonathan Lamim

A exaustão emocional é o resultado de uma sobrecarga de esforços, não apenas no trabalho mas em casa.

Qualquer pessoa pode sofrer a exaustão emocional, e ela não tem hora para aparecer pois é um processo que ocorre lentamente devido diversos fatores.

A seguir compartilho com você o que é, os sintomas, consequências e como evitar a exaustão emocional e ter uma qualidade de vida maior.

O que é a exaustão emocional

A exaustão emocional é um estado que qualquer pessoa pode atingir quando possui uma sobrecarga muito grande de esforços. Quando dá tudo de si no trabalho, em casa, no relacionamento ou em qualquer outra área da vida.

Esses esforços podem ser da vida pessoal ou profissional, físicos ou não, como por exemplo:

  • assumir conflitos
  • muitas responsabilidades
  • estímulos emocionais
  • estímulos cognitivos

É possível sentir a exaustão emocional como um cansaço mental e uma fadiga física bem grande, o que gera uma sensação de incapacidade de seguir em frente, paralisa.

Quando existe um desequilíbrio entre o que você dá e o que você recebe, então há uma porta aberta para a exaustão emocional.

A pessoa que sofre essa exaustão geralmente não tem tempo para si, não tem o carinho, a consideração e o reconhecimento suficiente. É como se o mundo ao seu redor acreditasse que ela é mais forte do que todo o resto e capaz de aguentar tudo sem consequências para a sua vida.

As consequências e sintomas da exaustão emocional

Assim como a Terceira Lei de Newton, “toda ação possui uma reação” e a exaustão emocional gera consequências que por sinal são também sintomas que ajudam a identificá-la.

Veja a seguir algumas das consequências/sintomas dessa exaustão:

  • Cansaço físico: aparece com frequência, a partir do momento em que se acorda, despertando o sentimento de que o dia será um fardo
  • Perda do sono: por se dedicar demais a problemas que fazem com que seu corpo produza adrenalina, ou seja, fique em um ritmo acelerado, acaba não conseguindo dormir, mesmo estando cansada fisicamente
  • Irritabilidade: perde o autocontrole, se irrita por pequenas coisas, fica parecendo mal-humorada o tempo todo e sua sensibilidade a críticas fica extremamente sensível
  • Falta de motivação: por agir no “modo automático” ou seja, de maneira mecânica, perde o entusiasmo por realizar suas atividades, passa a se sentir obrigado a fazê-las
  • Distanciamento afetivo: as emoções começam a serem encobertas pelos outros sintomas, como se não sentisse mais nada pelas pessoas ao seu redor, o que causa afastamento nos relacionamentos
  • Falhas na memória: por conta do grande volume de informações, estímulos e atividades, a memória começa a ficar saturada e começa a esquecer das coisas com certa facilidade, principalmente as coisas mais simples
  • Dificuldades para pensar: o acumulo de todos os sintomas anteriores começa a fazer com que a pessoa perca sua capacidade de concentração e de pensamento, necessitando de um tempo maior para realizar as tarefas do dia-a-dia

Como evitar a exaustão emocional

Sabendo que a exaustão emocional não surge do dia para a noite, mas que é construída ao longo do tempo devido à forma como as pessoas conduzem suas vidas, vou compartilhar com você algumas maneiras de você evitá-la.

Com a criação de hábitos simples em sua rotina diária você poderá evitar a exaustão emocional e ainda melhorar a sua qualidade de vida consideravelmente em pouco tempo.

Descanse

Essa pode ser a melhor maneira para evitar e até mesmo superar a exaustão emocional.

Encontre um tempo livre em seu dia para relaxar e se manter calmo. Tire férias sempre que possível, pois essa é a melhor maneira de você interromper um fluxo contínuo de trabalho e possíveis estresses profissionais.

Tenha uma atitude diferente diante da vida

Todas as pessoas possuem 24 horas em seu dia, compromissos pessoais e profissionais.

Não é possível adicionar mais horas no dia mas você pode utilizar essas horas de forma mais inteligente e produtiva.

Separe momentos em seu dia para que possa descansar e realizar atividades que gerem em você o sentimento de gratidão, assim você estará tirando o foco das coisas que geram sentimentos e emoções negativas na sua vida.

Cuide de você

Tenha um tempo sozinho para que possa olhar para dentro de você, se reconectar com seu eu, visualizar seus sonhos, se conhecer, se compreender.

Só podemos dar aos outros aquilo que temos, e se você não estiver bem consigo mesmo, como dará coisas boas aos outros? Como desempenhará com excelência suas funções profissionais?

Medite, leia, estude, se exercite, se coloque em movimento diante da vida, não fique inerte.

E se eu não conseguir sozinho?

Existem pessoas que estão em um estado de exaustão tão grande que não conseguem sair desse estado sozinhos.

Muitas vezes elas fazem o que precisa ser feito, mas perdem o foco no meio do caminho, não enxergam o seu potencial de vencedor e desistem.

Quero te dizer que se você está se fazendo essa pergunta, existe uma solução e uma pessoa que pode caminhar ao seu lado, te ajudando a enxergar o que está encoberto pela exaustão e a caminhar rumo à um novo estilo de vida.

Essa pessoa é o Coach, um profissional capacitado para ajudar você a compreender o seu estado atual, a visualizar onde quer chegar, quais são seus objetivos, e a estruturar junto com você um plano de ação para chegar onde deseja.

Através de ferramentas e da metodologia do Coaching você poderá se preparar para vencer a exaustão emocional, realizar seus sonhos e objetivos, viver uma vida extraordinária e impactar a vida das pessoas ao seu redor com a sua transformação.

Muitas vidas já foram impactadas e transformadas pelo coaching e você pode ver alguns desses resultados clicando aqui.

Quer conhecer melhor o que é um Processo de Coaching e como ele pode transformar a sua vida?

Então quero te dar a oportunidade de se inscrever para participar de uma sessão de coaching inteiramente GRATUITA, onde você poderá sentir o poder transformador do coaching em sua vida.

Para realizar a aplicação, basta CLICAR AQUI, e aguardar o contato de uma pessoa da nossa equipe para realizar a marcação da sua sessão de coaching.

Grande Abraço!

Compartilhe na sua rede
  • 18
    Shares

Comentários