O jeito certo de se tornar um ser humano multitarefas

Multitarefa é a capacidade de realizar duas ou mais tarefas de forma simultânea.

Esse é um termo muito utilizado no mundo da tecnologia, principalmente em computadores, que executam múltiplas tarefas e múltiplos programas de forma simultânea.

Mas para o ser humano, o termo multitarefa é algo mais complexo do que apenas realizar duas ou mais tarefas de forma simultânea.

De acordo com uma pesquisa realizada pela equipe do pesquisador francês Jean-Philippe Lachaux, é impossível para o cérebro humano realizar duas tarefas intelectuais de uma vez.

A equipe de Jean-Philippe Lachaux tem estudado o cérebro humano analisando os mecanismos cerebrais ativados quando se está atento, o comportamento dos neurônios envolvidos nesse processo, os aspectos fisiológicos e químicos das sinapses neurais.

Você já experimentou assobiar e chupar cana ao mesmo tempo? Qual foi o resultado?

Segundo a pesquisa de Jean-Philippe, só existem duas maneiras de se tornar um ser humano multitarefa, porém, apenas uma delas permitirá alcançar alta performance e até mesmo o sucesso.

Primeira maneira de ser multitarefas

A primeira maneira de ser multitarefa é colocando uma das duas tarefas a serem executadas de forma simultânea no modo automático.

Por exemplo, andar de bicicleta e cantar uma música.

Os movimentos necessários para colocar a bicicleta já estão enraizados no cérebro, logo são realizados de forma automática, permitindo então que o foco esteja na música que está sendo cantada.

Segunda maneira de ser multitarefas

A segunda maneira de ser multitarefas é realizando de forma simultânea tarefas que exijam foco atenção, onde nenhuma pode ser colocada no modo automático.

Por exemplo, participar de uma reunião e ler emails ao mesmo tempo, se mantendo atento ao que acontece na reunião às informações que estão sendo transmitidas pelos emails.

Nesse caso está havendo uma alternância de foco, e essa alternância compromete a capacidade de concentração e compreensão da mensagem, tanto dos emails quanto da reunião.

O jeito certo de se tornar um ser humano multitarefas

Para o ser humano de fato ser multitarefas seria necessário que o cérebro fosse capaz de utilizar a mesma rede neuronal nas diferentes ações a serem executadas de forma simultânea, mas isso é fisiologicamente impossível, diz o pesquisador Jean-Phillipe.

O cérebro não consegue focar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, se for forçado a isso, irá tirar o foco da tarefa em execução para colocar na nova, e ao voltar, terá que reconstruir todo o cenário mental novamente, o que fará com que o processo reinicie, já que uma vez que se sai de uma imagem mental já programada, ao retornar é preciso recomeçar do zero sua criação e isso leva algum tempo.

Com base nessas informações e pesquisas, o jeito certo de se tornar multitarefas é na verdade, organizar suas tarefas em níveis de importância e prioridades, para então realizar uma de cada vez com foco total e exclusivo, produzindo assim muito mais em menos tempo.

E essa performance pode ser potencializada automatizando as tarefas que forem possíveis ou até mesmo delegando-as para outras pessoas, enquanto você realiza as que dependem de você.

Para se tornar um ser humano multitarefas não é preciso forçar o seu cérebro a automatizar parte das tarefas, basta que você se conheça e conheça suas tarefas a ponto de saber quais delas podem ser delegadas enquanto você cuida de outras, realizando assim várias tarefas de forma simultânea.

Se você tem dificuldades para organizar suas tarefas diárias, definir os níveis de importância e prioridades, e cumprir os cronogramas de execução, quero te convidar a conhecer uma forma de vencer essas dificuldades e aumentar seus resultados pessoais e profissionais em apenas 6 semanas.

Clique aqui e conheça o FAST Coaching, um programa de 6 semanas capaz de ajudar você a aumentar sua performance pessoal e profissional e potencializar suas habilidades e resultados.

Compartilhe na sua rede
  • 3
    Shares

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço contato@jonathanlamim.com.br à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos