fbpx
Inteligência Comportamental

Inteligência comportamental aplicada à solução de problemas

HomeInteligência ComportamentalInteligência comportamental aplicada à solução de problemas

Solucionar problemas é uma das ações que mais realizamos em nosso dia-a-dia, e isso pode se tornar cada vez menos desgastante quando aplicamos a inteligência comportamental nesse processo.

Inteligência comportamental é a capacidade de gerir sua vida e de fazer escolhas que lhe conduzam a uma vida melhor, com um maior grau de satisfação e resultados.

É escolher os comportamentos certos para os momentos certos, sabendo como se adaptar às mais variadas situações e pessoas de forma a obter sempre o melhor resultado através da comunicação verbal e não-verbal.

Ou seja, a inteligência comportamental é capaz de potencializar seus resultados e ajudar você a solucionar os mais variados problemas com muito menos desgaste.

Como aplicar a inteligência comportamental à solução de problemas

No Workshop de Inteligência Comportamental eu abordo os 3 passos para a mudança de comportamento e esses mesmos passos podem ser aplicados para a solução de problemas, afinal de contas, se você muda seus comportamentos automaticamente muda seus resultados e isso funciona também para a solução de problemas.

Os 3 passos são: consciência, compreensão e ação.

Consciência

A primeira coisa a se fazer é tomar consciência do problema e de que há solução para ele, mas que você só a encontrará quando tirar o foco do problema e colocar na solução.

Nesse primeiro passo você deve começar a se afastar do problema, sem ignorá-lo, apenas tendo em mente sua existência.

Dessa forma você terá uma visão mais clara do caminho rumo à solução.

Compreensão

Após ter tomado consciência do problema é necessário compreender seu tamanho, o que o causou, que outros problemas podem ser gerados por este caso não seja resolvido, quais foram os comportamentos que levaram a esse problema, e a parte mais importante: o que pode fazer para solucioná-lo.

Quando você compreende o que de fato gerou um problema fica muito mais fácil trabalhar na solução.

Ação

E por fim, a ação, que nada mais é do que se colocar em movimento na direção da solução do problema.

É nesse passo que você vai começar a analisar as possíveis soluções, criar o plano de ação para que o problema seja resolvido e começar o processo de construção de comportamentos que auxiliarão na solução.

Falta de tempo: um problema que muitas pessoas possuem

Para exemplificar a solução de problemas utilizando a inteligência comportamental vou utilizar algo muito recorrente entre os meus clientes: a falta de tempo.

Algumas das causas da falta de tempo são:

  • má gestão das tarefas
  • centralização (não delegar tarefas)
  • não definir prioridades
  • falta de planejamento

E como um problema pode levar a outro, a falta de tempo pode levar a:

A partir das informações acima já é possível identificar comportamentos e ações que podem se tornar um conjunto de soluções para a falta de tempo:

  • delegar mais tarefas
  • definir as tarefas prioritárias
  • organizar uma agenda diária com as tarefas a serem executadas e delegadas
  • realizar uma tarefa de cada vez
  • determinar horários para trabalho, lazer, família, descanso (e respeitá-los)

Com essas ações e comportamentos identificados, é hora de focar na aplicação deles e ir colhendo os resultados diariamente.

Todo esse processo ajudará você a desenvolver sua inteligência comportamental e assim solucionar problemas cada vez mais rápido, além de poder evitar vários outros.

Agora, quer saber o que é mais interessante em todo esse processo?

A oportunidade de se conhecer melhor, o chamado autoconhecimento, e assim identificar as formas mais produtivas para realizar as tarefas do dia-a-dia.

E para você que chegou até aqui eu quero te presentear com um conjunto de informações capazes de aumentar tanto a sua produtividade quanto o seu autoconhecimento e ajudar ainda mais na solução de problemas.

Para ter acesso basta você CLICAR AQUI.

Grande Abraço!

O Autor

Jonathan Lamim é coach, palestrante e trainer comportamental, tem seu trabalho voltado para a Inteligência Comportamental e sua missão é ajudar pessoas e empresas a alcançarem mudanças comportamentais positivas e duradouras capazes de produzirem resultados cada vez maiores e melhores. Além disso, é consultor e especialista em TI com mais de 14 anos de experiência nacional e internacional.

Seu comentário é muito importante!

E-books para download

Clique na imagem para acessar a página de download

Clientes & Parceiros

X