Chegamos ao terceiro artigo da série sobre fatores de rankeamento do Google e agora vamos falar sobre Interação do Usuário. Se você não viu os artigos anteriores, falamos sobre Sinais SociaisDomínioe você pode fazer a leitura deles logo após ler esse artigo.

O que seria do conteúdo se não fossem os usuário? Quem iria compartilhar e disseminar esse conteúdo?

Pois é, a interação do usuário é capaz de transformar não só o conteúdo mas a forma como você produz conteúdo. E também influencia diretamente no rankeamento do conteúdo.

Veja a seguir os principais fatores de rankeamento do Google para a interação do usuário.

Tráfego direto

O Google utiliza dados do Chrome para determinar se as pessoas visitam um site ou não e com qual frequência o fazem. Quanto maior o tráfego direto, mais relevância esse site tem para o Google, logo subirá no rankeamento.

Entenda que o tráfego direto se dá através de acesso ao site digitando o seu endereço na barra de endereços e não clicando em links compartilhados em redes sociais ou nos resultados de busca.

Essa relevância aumenta ainda mais se os usuários acessarem o domínio de modo direto repetidas vezes, sinalizando que há algum tipo de conteúdo interessante no domínio acessado e a repetição deixa uma certa caracterização de que o conteúdo é relevante e deve ser melhor indexado.

Se você faz com que seu domínio seja lembrado pelos usuários sem a necessidade de realizar pesquisas no Google ou verificar os links salvos em redes sociais, sua chance de ser melhor rankeado aumenta.

Volume de comentários

É fato que páginas com grande volume de comentários demonstram que há interação dos usuários. Esses comentários não garantem que o conteúdo é de qualidade ou não, simplesmente demonstram o interesse do público por ele.

O Google leva isso em consideração e você também precisa levar na hora de decidir como implementar um sistema de comentário em suas páginas. As 3 ferramentas de comentários mais utilizadas hoje são: Facebook, Disqus e ferramentas nativas da plataforma que o site foi desenvolvido.

Não vou entrar nessa questão de qual é melhor ou pior – deixarei isso pra outro artigo – mas quero dizer que é importante você criar canais e formas de interação entre o usuário e suas páginas, pois é uma forma muito clara de demonstrar a relevância do seu conteúdo.

Frequência de visitas

Não basta ter 10 mil visitas no dia que um artigo é publicado e depois ter poucas visitas. Trabalhar para que haja uma frequência nos acessos, não só por usuários antigos mas por novos, é muito importante para a melhoria do rankeamento.

Um conteúdo atrativo, que responde às dúvidas do seu público e que engaje ajudam a manter essa frequência.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição tem importância para o Google pois ele considera que um usuário que fica pouco tempo em uma página é porque não gostou do conteúdo dela.

Lógico que às vezes o usuário entra na página para buscar um conteúdo específico, que ele já sabe onde está e essa navegação acontece rapidamente, o que diminui o tempo de permanência dele na página. Mas o Google possui inteligência suficiente para identificar até mesmo esses casos.

Tempo de permanência

Quando o acesso ao seu conteúdo se dá a partir de uma busca no Google, o tempo de permanência do usuário na página é monitorado. Para o Google, quanto maior a permanência mais relevância essa página apresenta.

Como o Google indexa não só o domínio principal como a url do conteúdo que está sendo consumido pelos usuários, é muito importante que você encurte os caminhos para o usuário. Ao construir a arquitetura do seu site, pense sempre no caminho mais curto para o usuário chegar ao conteúdo.

Não faça com que ele precise ficar dando vários cliques até encontrar o que está procurando. 3 cliques no máximo e o usuário já deve ter encontrado a resposta para o seu problema.

Fique atento à essas dicas e otimize seu site e conteúdo para atender aos fatores de rankeamento do Google, melhorando assim sua posição nas buscas e tornando seu conteúdo ainda mais relevante.

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