fbpx

Efeito Pigmaleão: crenças que se concretizam

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que algo aconteceria e algum tempo depois, aconteceu?

E com você, quantas vezes visualizou algo e depois de algum tempo essa visão se transformou em realidade?

Existe uma explicação para isso, e uma equipe de pesquisadores liderada por Robert Rosenthal chegou a essa explicação através de um experimento realizado com alunos de uma escola primária. (Rosenthal, R.; Jacobson, L. Pygmalion in the classroom: teacher expectation and pupils’intellectual development. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.)

Mas antes de falar sobre esse experimento, que aconteceu já no século XX, quero analisar uma parte da mitologia grega que retrata a questão das crenças que se concretizam.

Pigmaleão e Galateia

Segundo o poeta romano Ovídio, o escultor Pigmaleão tinha a capacidade de olhar para um pedaço de mármore e enxergar a escultura presa em seu interior.

Pigmaleão tinha uma visão do seu ideal, suas esperanças e desejos que se traduzia na imagem de uma mulher a qual chamou de Galateia.

Ele decidiu concretizar essa visão entalhando uma estátua em mármore. Ao concluí-la, ficou contemplando sua obra.

Você pode estar pensando que Pigmaleão se apaixonou pela estátua, pois ela era a concretização da sua visão, mas isso não aconteceu. O que aconteceu foi que ele pode ver a possibilidade de dar vida ao seu ideal.

Pigmaleão então pediu à deusa do amor, Vênus, que lhe concedesse o desejo e fizesse do seu ideal realidade.

De acordo com o mito, foi isso que aconteceu.

Pigmaleão e Galateia

Pigmaleão na sala de aula: o experimento de Rosenthal

A equipe de Robert Rosenthal aplicou um teste de inteligência em alunos de uma escola primária, teste esse que se tornou um dos experimentos de psicologia mais famosos já realizados.

Após aplicar o teste nos alunos eles selecionaram 3 alunos de forma aleatória, e informaram aos professores de cada turma que esses alunos tinham sido identificados como gênios acadêmicos, com grande potencial de crescimento.

Os professores foram instruídos a não falar sobre os resultados dos testes com os alunos e a continuar normalmente com a rotina em sala de aula, sem modificar o tempo que passavam com esses alunos.

Inclusive os professores foram informados que estariam sendo monitorados para que os pesquisadores tivessem certeza de que estavam seguindo os procedimentos.

No fim do ano um novo teste de inteligência foi aplicado aos alunos, e os 3 alunos selecionados no início do ano apresentaram um desenvolvimento intelectual acima do comum.

Até então tudo muito previsível, mas a grande questão foi: os 3 alunos selecionados no início do experimento não eram gênios acadêmicos, pelo contrário, eles tinham um desempenho mediano.

O fato é que após passado um ano do experimento inicial, o resultado foi completamente diferente, e isso se deu por conta dos professores mesmo sem dizer nada aos alunos e nem dedicado tempo extra a eles, terem acreditado no potencial deles, expressando essa crença de capacidade de forma não verbal e inconsciente.

O resultado desse experimento é o chamado Efeito Pigmaleão, onde a crença no potencial de alguém acaba concretizando esse potencial.

O Efeito Pigmaleão na vida pessoal e profissional

Independente do contexto, o Efeito Pigmaleão estará sempre presente.

As expectativas que temos em relação às pessoas, sejam elas familiares, amigos, companheiros de trabalho, independente de serem expressadas ou não, tem total capacidade de se tornarem realidade.

Para o cérebro tudo é real, não tem essa de que um pensamento é só um pensamento. Sendo assim, o que você pensa, mesmo que de forma inconsciente, pode se refletir no seu comportamental de modo que você nem perceba.

A todo instante os professores viam os 3 alunos como gênios e não diziam nada sobre isso a eles, mas para o cérebro era tudo verdade e ele acabava fazendo com que a fisiologia transmitisse essa informação em silêncio e que os alunos fossem capazes de captar.

O que você tem pensado sobre si? E sobre as pessoas ao seu redor?

Já parou para pensar quantos desses pensamentos estão se tornando realidade?

Seus pensamentos podem alterar a sua realidade e a das pessoas ao seu redor, então dê atenção a esses pensamentos, procure focar em pensamentos que te colocam cada vez mais perto dos seus objetivos e sonhos.

Se é difícil para você acreditar no poder do pensamento e dessa comunicação silenciosa deles, experimente por uma semana pensar de forma diferente em relação a algo que é importante para você, de preferência algo que vem dando errado.

Depois de passar por essa experiência, coloque aqui nos comentários quais foram os resultados e os ganhos que teve com esse ajuste de pensamento.

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço [email protected] à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos
X