Blog

Produtividade

Dicas de produtividade para donas de casa

- Por Jonathan Lamim

Ser dona de casa não é fácil, e é uma tarefa que não se aplica somente para mulheres. Existem muitos homens que cuidam da casa enquanto suas esposas trabalham fora, essas dicas de produtividade para donas de casa se estendem também os “donos de casa”.

Quem não gostaria de realizar todas as tarefas do dia e ainda ter um tempinho pra cuidar da beleza, conversas com os amigos e amigas, ler e porque não descansar?!

Essas dicas são para você que quer tudo isso e não sabe como organizar o seu dia para conseguir aproveitar melhor o tempo.

 

#1 – Realize mais de uma tarefa ao mesmo tempo

Dentre as tarefas que você tem a fazer algumas delas precisam ser feitas primeiro pois dependem de outros fatores para que sejam concluídas, como por exemplo lavar roupa. Não basta apenas separar a roupa e colocar na máquina, é preciso tirar da máquina e colocar pra secar e às vezes a máquina é tão simples que só lava, e você precisa torcer na mão e colocar pra secar.

Comece separando as roupas e criando pilhas que correspondem a cada máquina que deverá ser batida. Aqui em casa é comum bater uma máquina só com roupas pretas, outra só com roupas brancas, outra só com lençóis, e assim por diante.

Feito isso, coloque a primeira máquina pra bater e comece a realizar outra tarefa, como por exemplo, arrumar a cozinha ou varrer a casa.

Enquanto uma tarefa esta na sua parte automática, faça outras que são totalmente manuais. Dei o exemplo da roupa para lavar, mas poderia ser uma comida cozinhando no fogão ou qualquer outra tarefa que não requer 100% da atenção e esforço para ser realizada.

 

#2 – Organize as tarefas para que elas se encaixem nos espaços de tempo do seu dia

Algumas tarefas são mais demoradas do que outras, e ter conhecimento do tempo gasto para executar cada uma delas é importante, não só para que você possa colocar a primeira dica em prática de modo eficiente mas também para poder realizar o máximo no menor espaço de tempo.

Se a lavagem de uma roupa leva 1 hora para ser concluída, então realize de modo simultâneo tarefas que demorem esse tempo, pois você precisará dar uma paradinha na tarefa secundária para colocar a roupa pra secar e iniciar outra lavagem.

Organizar as tarefas é muito importante, pois você estará organizando o seu dia e saberá tudo o que precisa ser feito e quanto tempo vai gastar.

 

#3 – Se precisa resolver alguma coisa na rua, seja objetiva (o)

Sair para resolver as coisas na rua pode gerar grandes problemas de produtividade. Sair de casa nem sempre é sinônimo de passear, ir de loja em loja vendo as promoções.

Se você tem algo pra resolver na rua, faça isso: vá, resolva e volta. O tempo é um bem precioso e que não pode ser recuperado; uma vez perdido, pra sempre perdido.

Faça uma lista de tudo o que precisa resolver fora de casa e então saia pra resolver. Não desvie o foco das tarefas que saiu pra fazer pois isso pode te custar um tempo de descanso.

Quando você mantém o foco nas tarefas, sejam elas internas ou externas, o seu nível de produtividade aumenta e com isso você realiza as tarefas mais rápido.

 

#4 – Mantenha um cronograma fixo de tarefas

Na dica #2 você aprendeu sobre organizar as tarefas para que elas se encaixem nos espaços de tempo do seu dia. Agora quero te incentivar a manter um cronograma fixo de tarefas para cada dia da semana.

Quando você realiza as mesmas tarefas sempre no mesmo horário o seu corpo e a sua mente vão se acostumando, e essa rotina vai se tornando um hábito, e esse hábito faz com que o cérebro gaste menos energia para a realização da tarefa.

 

#5 – Faça pausas entre uma tarefa e outra

Realizar as tarefas sem pequenas pausas não é sinal de alta produtividade. O corpo e a mente precisam descansar em algum momento, e o melhor momento para isso é quando você não estiver conseguindo manter o foco na tarefa que está realizando.

Quando sentir que não está conseguindo realizar a tarefa com máxima atenção e foco é porque chegou o momento de fazer uma pausa.

Aproveite essa pausa para fazer um lanche, dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais e no whatsapp, mas não se deixe distrair e perder tempo nessa pausa.

Para não correr risco de uma pausa muito grande, mantenha o controle sobre o tempo de pausa. Minha sugestão é que para cada hora trabalhada você pare por 10 minutos.

 

#6 – Peça ajuda sempre que possível

Você pode ser muito produtiva(o) trabalhando sozinho, mas se tiver ajuda na realização das tarefas, vai ser ainda mais produtivo.

Peça ajuda, mostre que se alguém te ajudar você terá mais tempo livre para se divertirem, para fazer comidas gostosas e muitas outras coisas.

Independente do tipo de ajuda que buscar e receber, o importante mesmo é que você mostre para os que te ajudam que cada pequeno ato é importante para que possam ter mais tempo juntos.

 

#7 – Saiba a hora de parar

Não adianta trabalhar até tarde, com um nível de cansaço que atrapalha a produtividade e no dia seguinte acordar cansada e não conseguir manter o nível de produtividade.

Trabalhe com horários fixos para começar e parar. Mesmo que as tarefas do dia não tenham sido todas concluídas ou que a execução de alguma tarefa seja interrompida pelo fim do seu “expediente” doméstico.

Determinar horário de início e término das atividades, e respeitá-los, te dará uma noção maior da quantidade de tarefas que você é capaz de realizar durante o seu “expediente” doméstico, e como consequência você organizará melhor as tarefas e fazer com que ganhe mais tempo a cada dia.

Essas são algumas dicas que, se aplicadas no seu dia a dia, farão uma grande diferença.

Os resultados não acontecem da noite para o dia, mas a decisão de mudar e melhorar pode acontecer agora, só depende de você.


Se as dicas desse artigo foram úteis para você não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Compartilhe na sua rede
  • 5
    Shares

Comentários