Comunicação transformadora: desafios de corpo e mente

O famoso bordão de Chacrinha dizia: “Quem não se comunica se trumbica.” e quer saber, é verdade.

Atualmente temos diversos meios de comunicação, alcançando cada vem mais pessoas, com os mais diversos perfis. Mas essa comunicação comercial envolvendo produtos e serviços está focada em um grupo de pessoas, um público, e nem sempre ela traz os resultados desejados.

Muitas pessoas ignoram essa comunicação, não dão a devida atenção a ela. Tudo bem, o máximo que pode acontecer é essa comunicação envolver as pessoas de tal forma que elas acabem por adquirir o produto ou serviço oferecido.

Mas eu quero falar de um outro tipo de comunicação, uma comunicação onde o que está em jogo não é um produto ou serviço mas sim um indivíduo.

Através da forma como um indivíduo se comunica podemos chegar a suposições relacionadas à sua qualidade de vida, bem estar, finanças entre outras informações.

Quando falamos de comunicação temos dois tipos a serem analisados: interna e externa.

Comunicação Interna

A comunicação interna é feita através de pensamentos, diálogos internos, imaginação, enfim, ela acontece dentro da cabeça de um indivíduo e é o canal que ele usa pra se comunicar consigo. Ela determina os sentimentos e resultados do indivíduo.

Por não ser algo visível, a comunicação interna mexe com o indivíduo, transportando-o para estados de alegria, tristeza, dor e vários outros.

Essa comunicação interna acaba se tornando visível pois ela se reflete na comunicação externa, e quem decide sobre a qualidade dessa comunicação é capaz de decidir sobre sua qualidade de vida.

Comunicação Externa

A comunicação externa, conhecida também como fisiologia, é feita através da voz, da postura, expressões faciais e outras formas visíveis que um indivíduo utiliza para se expressar.

Mente e corpo fazem parte do mesmo sistema cibernético, ou seja, se a comunicação da mente sofre alterações, consequentemente a do corpo também sofrerá, e o contrário também pode acontecer.

Na comunicação externa, boca e corpo transmitem aquilo que está transbordando na mente, e essa comunicação que o indivíduo faz, interna e externamente é capaz de determinar os resultados que ele obterá na vida.

Muitas vezes os indivíduos não percebem como estão se comunicando, e acabam vivendo experiências e situações que chegam a julgar injustas.

Para exemplificar vou usar 2 frases que eu ouço com certa frequência:

“Fulano trabalha menos do que eu e já comprou um carro do ano.”

“Fulano é uma má pessoa e tem sucesso em tudo o que faz, enquanto eu que sou muito bom não tenho sucesso em nada.”

Quem falou essas frases será que por algum instante parou e pensou se o fulano possui algum tipo de investimento, ativos que geram renda sem que ele precise se matar de trabalhar? Ou então se o fulano não se esforçou bastante e acreditou em si para alcançar o sucesso?

Muitas pessoas trabalham muito por alguns anos, constroem uma carteira de ativos que lhe possibilita reduzir a carga de trabalho e viver bem em todos os sentidos.

Com o sucesso é parecido, temos indivíduos humildes, até mesmo pobres – com toda a força da palavra – que atingem o sucesso que desejam enquanto indivíduos de classe média, com condições financeiras consideráveis não conseguem nada.

Enquanto o fulano está comunicando alegria, segurança, sucesso, capacidade e várias outras coisas positivas, a pessoa que proferiu as frases está comunicando o quê?

Essas frases têm o poder de gerar várias interpretações, mas não quero focar na interpretação e sim na comunicação.

O que essas frases comunicam: inveja, decepção, baixa autoestima, falta de confiança, insegurança, fracasso?

Por mais bem sucedido que um indivíduo seja, se ele pensar coisas ruins seu corpo comunicará coisas ruins. Se um indivíduo enche os seus pensamentos de mensagens que apenas o incentivam a ser cada dia mais incapaz, ele será incapaz.

Muitas vezes a comunicação de um indivíduo segue um padrão que ele adquiriu na infância por algo que viu, ouviu ou sentiu de maneira repetida ou então por um impacto emocional forte.

Um exemplo comum é um jovem que se diz incapaz de passar no vestibular para uma universidade federal ou em um concurso público.

Esse jovem comunica incapacidade pois pode ter visto, ouvido ou sentido algo que tenha lhe deixado uma marca, como por exemplo: “Filho, somos pobres, moramos no interior e gente como nós não pode ir para universidade, precisa trabalhar na roça.”

Imagina uma criança cheia de sonhos ouvindo isso de modo frequente. Quando crescer ela se acreditará que é incapaz, mesmo tendo demonstrado resultados diferentes na escola, tendo tirado as melhores notas da turma.

Mesmo após adulto, se um indivíduo comunica incapacidade, tristeza, medo entre outras coisas ruins, seu corpo e sua mente absorverão isso e ele viverá dessa forma.

Mas quando um indivíduo comunica coisas boas, positivas, mesmo que esteja passando por momentos difíceis, onde há sim uma tristeza, ele estará transmitindo boas sensações e seu corpo e mente o levarão para um ambiente positivo, onde ele enxergará soluções para sair desse momento difícil.

Mude sua comunicação e seus resultados mudarão

Ao mudar a forma como se comunica um indivíduo está mudando os seus resultados. Se o indivíduo consegue controlar sua comunicação externa, consequentemente ele mudará o que pensa e sente.

E ao mudar o que pensa e sente ele tem total capacidade de assumir o controle de sua vida.

E você, tem controlado o que pensa e sente? Como tem sido sua comunicação interna e externa?

Mudar a forma como o indivíduo se comunica é possível, só depende do comprometimento e vontade de mudar.

Peanuts - Depressão
Postura do deprimido

Tenho certeza que se você chegou até esse ponto da leitura já está pensando de outra forma, visualizando e analisando como tem se comunicado.

Para que você possa evoluir ainda mais, melhorar sua comunicação, seus resultados e sua qualidade de vida, eu tenho algo especial pra você.

Clique no link abaixo e veja algo que eu tenho certeza que mudará a sua vida, pois mudou a minha completamente.

EU QUERO MUDAR MINHA VIDA AGORA

Compartilhe na sua rede
  • 27
    Shares

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço contato@jonathanlamim.com.br à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos