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Ansiedade

Como viver bem sem precisar tomar remédio para tudo

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Muitas pessoas tomam remédio para dores, para aliviar a ansiedade, a depressão, para aumentar a capacidade de decisão e muitas outras coisas para que consigam viver bem.

Esses remédios injetam no organismo um quantidade de hormônios que, até então, não são produzidos naturalmente pelo organismo, em quantidades suficientes, a ponto de gerar bem estar e manter a saúde equilibrada.

Talvez o que você não saiba é que os hormônios podem ter sua produção natural estimulada e com isso a necessidade de remédios se torna cada vez menor até o ponto de não precisar mais de remédios para viver bem manter a saúde equilibrada.

A seguir eu vou compartilhar com você como estimular a produção de 7 neurotransmissores capazes de auxiliar o organismo na redução da dor, ansiedade, depressão, estresse, aumento do foco entre outras coisas que farão com que você possa ter uma saúde equilibrada, viver bem e desfrutar das belezas da vida.

Dopamina

A dopamina desempenha papéis importantes no cérebro e no corpo, estando envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória.

O desequilíbrio da produção de dopamina no organismo pode causar transtornos neuropsiquiátricos como o Mal de Parkinson e até a esquizofrenia.

Estando equilibrada ela é capaz de reduzir a ansiedade, melhorar o ânimo, a energia e a motivação.

Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir dopamina são:

  • Comemorar (até mesmo as pequenas conquistas)
  • Ser grato (sempre)
  • Se exercitar (diariamente)

Serotonina

A serotonina tem um papel importante no sistema nervoso central pois é capaz de inibir a ira e a agressão, reduzir a temperatura corporal, melhorar o humor, o sono e até o apetite.

Algumas pesquisas recentes sugerem que a serotonina tem um papel de importância na regeneração hepática.

O desequilíbrio da serotonina no organismo pode gerar incapacidade de suportar dores – principalmente em quem possui fibromialgia – e uma qualidade ruim do sono.

Estando equilibrada ela é capaz de reduzir os maus hábitos, aumentar a capacidade de decisão, melhora nas emoções, redução de quadro depressivo.

Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir serotonina são:

  • Ser otimista
  • Ver o lado bom das coisas

Melatonina

A principal função da melatonina no ser humano é a regulação do sono. Ao se colocar em um ambiente calmo e escuro o organismo aumenta a produção de melatonina, e conforme ela aumenta no organismo, o sono vem chegando.

Ela também possui a função antioxidante e age nas células epiteliais (pele). O uso suplementar da melatonina ajuda na recuperação dos neurônios afetados pela doença de Alzheimer, em casos de AVC e até mesmo no tratamento de epilepsia.

Estando equilibrada você com certeza terá ótimas noites de sono.

Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir melatonina são:

  • Tomar um pouco de sol diariamente
  • Inserir ovos, peixe e legumes na alimentação
Melatonina - Tomar um pouco de sol diariamente

Noradrenalina

A noradrenalina influencia o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação. Junto com a serotonina e a dopamina ela potencializa ainda mais suas influências.

O uso prolongado de noradrenalina por injeção pode causar efeitos secundários, como por exemplo, necroses no local das injeções.

Estando equilibrada ela é capaz de reduzir o estresse, melhorar o foco e a capacidade de pensar.

Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir noradrenalina são:

  • Massagens corporais
  • Exercícios físicos

Oxitocina

Também conhecido como o hormônio do amor, tem como funções naturais a promoção das contrações musculares uterinas, redução do sangramento no parto, estimo da liberação de leite materno, gerar apego e empatia entre pessoas, produzir parte do prazer do orgasmo (apontado pelos estudos de Carmichael e colaboradores [1987;1994] e Davidson [1987]) e ajudar no controle do medo do desconhecido.

Estando equilibrada ela é capaz de proporcionar bons sentimentos, amor, conexão e confiança.

Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir oxitocina são:

GABA

O GABA (ácido gama-aminobutírico) é diretamente responsável na regulação do tônus muscular dos seres humanos. Também está relacionado com o comportamento agressivo e a impulsividade.

O desequilíbrio do GABA no organismo humano pode levar à hipertonia de alguns músculos do corpo.

Segundo uma pesquisa realizada por Chris Streeter da Boston University School of Medicine e Domenic Ciraulo, na doença de Alzheimer os níveis de GABA caem então a construção de hábitos que fazem o organismo produzir GABA – como a Yoga por exemplo – pode ser benéfico para os portadores da doença.

Estando equilibrado ele é capaz de reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de relaxamento.

Alguns hábitos que você pode adotar para estimular seu organismo a produzir GABA são:

Endorfina

A endorfina é responsável pela produção de diversos efeitos no organismo, como a melhoria no sistema imunológico, na memória e no humor, o aumento da disposição física e mental, alívio de dores e até o bloqueio de lesões dos vasos sanguíneos.

Estando equilibrada ela é capaz de reduzir a dor e a depressão e aumentar a sensação de felicidade.

O organismo humano é capaz de liberar endorfina aproximadamente 30 após a realização de exercícios físicos aeróbicos, mas também existem outras formas de estimular sua produção:

  • Consumo de chocolate e pimenta
  • Contato com a natureza
  • Relações sexuais
  • Risos
  • Exercícios físicos aeróbicos
Exercícios físicos aeróbicos para produção de endorfina

A intenção desse artigo é conscientizar você de que há uma farmácia interna em seu corpo capaz de produzir esses e outros remédios capazes de gerar bem estar e fazer com que possa viver bem.

Comece a implementar em sua vida os hábitos sugeridos nesse artigo e veja como seu corpo irá responder. Viver bem só depende de você!

Compartilhe esse artigo com as pessoas que você conhece e que precisam saber o poder da farmácia interna do nosso corpo.

O Autor

Jonathan Lamim é coach, palestrante e trainer comportamental, tem seu trabalho voltado para a Inteligência Comportamental e sua missão é ajudar pessoas e empresas a alcançarem mudanças comportamentais positivas e duradouras capazes de produzirem resultados cada vez maiores e melhores. Além disso, é consultor e especialista em TI com mais de 14 anos de experiência nacional e internacional.

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