Como ter mais foco para alcançar os objetivos

Para se alcançar um objetivo é necessário realizar ações coordenadas e manter o foco em cada uma delas.

Nem todo mundo possui facilidade de manter a concentração e o foco por um período longo de tempo, e quando digo “longo” falo de algo em torno de 20 a 30 minutos.

Foco é a capacidade de aproveitar as condições naturais disponíveis a qualquer um e produzir poder e gerar mudanças ao concentrar-se em um único ponto a cada momento. – Paulo Vieira

Por quanto tempo você é capaz de manter o foco em uma determinada tarefa do seu dia, concentrando sua energia única e exclusivamente nela?

A seguir vou te dar uma série de dicas, que ao serem colocadas em prática e transformadas em hábito, farão com que você tenha um aumento gradativo do seu foco e como consequência obtenha melhores resultados tanto na sua vida pessoal quanto na profissional.

Meditação

Como ter mais foco para alcançar os objetivos - Meditação
Meditação

A meditação diária é capaz de fazer com que você aumente sua concentração nas tarefas cotidianas, e você não precisa de 1 hora por dia de meditação para que isso aconteça.

Comece com 10 minutos em um lugar calmo, de olhos fechados e focado em deixar sua mente livre de pensamentos.

Uma boa forma de manter a mente livre de pensamentos quando se está iniciando na prática da meditação é manter seu foco na respiração.

Existem diversos aplicativos gratuitos (para iOS e Android) que te ajudam a iniciar essa prática, como por exemplo: Trixie, Aura, Oak, MindFi.

Mural dos objetivos

Como ter mais foco para alcançar os objetivos - Mural dos Objetivos
Mural dos Objetivos

O mural dos objetivos é uma excelente forma de você manter os objetivos vivos em sua mente.

Diariamente pare por alguns minutos em frente ao mural, visualize tudo o que está nele e em seguida feche os seus olhos e se imagine vivendo cada um dos objetivos fixados no mural.

Esse exercício diário te ajudará a manter o foco nesses objetivos e a cuidar para que suas ações sejam sempre direcionadas para alcançá-los.

Plano de ação

Como ter mais foco para alcançar os objetivos - Plano de Ação
Plano de Ação

Para alcançar os objetivos não basta apenas ter em mente e em um quadro quais são eles, é preciso agir, mas agir de forma coordenada.

A melhor forma para que você executa ações coordenadas capazes de te colocar mais próximo de alcançar seu objetivo a cada passo é o plano de ação.

Através dele você pode definir todos os passos necessários para alcançar os objetivos e manter-se focado nas tarefas diárias.

Além disso o plano de ação trará para você uma visão geral de tudo o que será necessário fazer e isso te dará mais clareza na hora de organizar as tarefas.

Lista de tarefas

Como ter mais foco para alcançar os objetivos - Lista de Tarefas
Lista de Tarefas

A lista de tarefas é uma extensão do seu plano de ação.

O plano de ação é o mapa para você alcançar seus objetivos e a lista de tarefas é o ponto do mapa com foco total.

Ao construir sua lista de tarefas, tenha em mente que essas tarefas precisam ser possíveis de serem realizadas por você, afinal de contas, para alcançar seus objetivos com sucesso é necessário que você esteja no controle de cada passo.

Estar no controle não quer dizer fazer tudo, mas delegar o que você puder e ainda sim permanecer no controle, sem deixar que outras pessoas ou suas ações interfiram na realização das tarefas.

Outra coisa muito importante ao realizar as tarefas da lista é focar no resultado que cada tarefa realizada trará em prol do seu objetivo.

Estratégia

Como ter mais foco para alcançar os objetivos - Estratégia
Estratégia

Tenha sempre uma estratégia bem definida para realizar suas tarefas ao longo do dia.

Uma boa opção de estratégia para que você se mantenha focado é usar a estratégia “10+2×5”.

Essa estratégia consiste em realizar uma tarefa por 10 minutos seguidos, sem nenhum tipo de interrupção ou distração. Ao final desses 10 minutos você faz uma pause de 2 minutos para recuperar

as energias e em seguida retoma.

Repita esse fluxo por 5 vezes e você terá realizado 1 hora de trabalho focado.

Existem outras técnicas para organizar a execução das tarefas, como Pomodoro, Chunking e Flowtime.

Distrações

Como ter mais foco para alcançar os objetivos - Distrações
Distrações

As distrações são as maiores vilãs quando falamos sobre foco.

Se você não eliminar as distrações da sua rotina é bem desafiador se manter focado nas tarefas e obter os resultados necessários para que os objetivos sejam alcançados.

As redes sociais e comunicadores instantâneos, como o WhatsApp por exemplo, são grandes fontes de distração.

Mas não existem apenas esses tipos de distração, a TV com suas novelas, séries, filmes, jornais, a preguiça, a insegurança, festas, são apenas alguns exemplos de fatores que geram distração.

O que mais te distrai hoje? Qual hábito te afasta mais dos seus objetivos?

Todos temos a mesma quantidade de horas no nosso dia, o que vai te diferenciar dos demais é como você utiliza essas horas a seu favor.

Daniel Goleman, especialista em Inteligência Emocional apresenta o seguinte em seu livro “Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso“:

A capacidade de focar, qualificar o foco e mantê-lo está diretamente ligada à inteligência emocional

Como anda sua inteligência emocional? Não sabe o que é isso? Então clique aqui e veja uma série de conteúdos aqui do blog que te ajudarão a entender melhor sobre o assunto.

Compartilhe na sua rede
  • 37
    Shares

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço contato@jonathanlamim.com.br à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos