fbpx

Como se preparar para concursos e alcançar o resultado desejado

Seu sonho é passar em um concurso mas você ainda não tornou esse sonho realidade? Já prestou diversos concursos mas não obteve o resultado desejado e se sentiu frustrado?

Calma, nesse artigo eu vou ajudar você a se preparar para concursos com informações e dicas valiosíssimas e que se colocadas em prática farão com que você tenha uma preparação ainda melhor do que a que já vem fazendo.

Vou começar compartilhando uma sequência de 5 passos para que você organize os estudos e possa manter o foco consistente afim de produzir resultados e aprendizado cada vez melhores.

Em seguida vou compartilhar algumas dicas baseadas em estudos e experiências vividas com meus clientes que tinham como objetivo passar em um concurso e então me procuraram para ajudá-los através de processos de coaching.

5 passos para organizar os estudos para concursos

  1. defina o edital base e faça a análise dos tópicos
  2. faça o seu planejamento pessoal e observe o tempo que será destinado aos estudos
  3. com base na triagem do edital, crie seu cronograma de estudos diários
  4. estipule metas e recompensas semanais
  5. não pare até ser aprovado

Nesse momento você pode estar pensando: “mas isso eu já sei, venho fazendo e não alcanço o resultado que desejo”.

Você não está errado em pensar assim, inclusive eu mesmo já pensei dessa forma. Mas sabe o que eu descobri ajudando meus clientes?

Quanto mais os processos e os estudos são repetidos, mais focados e bem preparados eles se tornavam e essa repetição fez deles candidatos cada vez melhores e mais preparados para lidar com os resultados.

Você quer ser um candidato melhor e ter inteligência emocional e comportamental para lidar com todo o processo de preparação e realização dos concursos?

Então veja a seguir as dicas que lhe ajudarão a se tornar um candidato cada vez mais forte e preparado para todo concurso que prestar, e pronto para alcançar o sucesso.

Eu sou obrigado a passar no concurso?

Você não é obrigado a passar no concurso. Enquanto você nutrir essa sensação de obrigação só estará aumentando as chances de fracasso, pois ao invés de colocar o seu foco na preparação você estará focando no resultado.

Veja a seguir um fragmento de um dos textos do professor Pierluigi Piazzi que traduz muito bem o fato de você não ser obrigado a passar no concurso.

“Você tem o dever de ir bem em um exame, porém não tem a menor obrigação de ‘passar’ em um concurso. Concurso é elaborado, intencionalmente, para que ninguém tire nota 10, para poder diferenciar o candidato bom do candidato excelente. Fique feliz a cada questão resolvida, e não triste a cada questão ignorada. Todo mundo erra questões, você e seus concorrentes.” – Prof. Pierluigi Piazzi

Em um concurso você tem concorrentes, todos se prepararam, uns mais outros menos, e as questões foram elaboradas justamente para separar o melhores dos excelentes.

Já no exame – uma prova na escola ou faculdade por exemplo – você se prepara para tirar a melhor nota, não tem concorrência afinal você já possui sua vaga e precisa alcançar a média para seguir os estudos. Sendo assim, você tem a obrigação de ‘passar’, conseguir nota suficiente para prosseguir.

Tanto no exame quanto no concurso, o seu maior concorrente é você mesmo. Seus pensamentos, suas atitudes, seu foco.

Deu branco, e agora?

Quem nunca viveu essa experiência, seja na escola ou no concurso?

Um concurso é desenvolvido para que o tempo de desenvolvimento de cada questão seja pequeno, e isso acaba gerando uma certa tensão quando não se está devidamente preparado psicológica e emocionalmente para esse tipo de pressão.

Ai o candidato fica preocupado que precisa tirar a maior nota, acertar o maior número de questões e esquece que para acertar o maior número de questões é preciso resolver as questões, começar a prova.

Comece qualquer prova de concurso com o seguinte pensamento:

Não resolvi nada até o momento, ou seja, estou tirando ZERO. Eu tenho X horas disponíveis para resolver às questões, então vou começar a resolver uma por vez e a cada questão resolvida estarei mais perto o meu melhor resultado.

Ao invés de você começar com uma expectativa alta e ela ir diminuindo conforme você vai identificando o grau de dificuldade das questões, você começou com uma expectativa baixa e essa está crescendo a cada questão.

A ansiedade por resolver todas as questões fará com que você perca o foco, não consiga se concentrar e tudo o que você aprendeu ao longo da sua preparação não será encontrado em sua mente, mesmo estando armazenado nela.

Como eu controlo a ansiedade durante a prova?

Quanto mais o tempo passar e o candidato vê que ele respondeu menos questões do que ainda faltam, mais ansioso ele fica, e com isso perde o foco, demora mais para responder às questões e o tempo vai embora.

Para controlar a ansiedade durante a prova, mantenha o foco na questão que está resolvendo. Lembre que você já estudou sobre o tema e que só precisa localizar essa informação em sua mente.

Se sentir que o coração começa a disparar, está ficando difícil de respirar, isso significa que o seu corpo está consumindo mais energia do que consegue produzir e isso afeta a sua atenção.

Pare por um instante, feche os olhos, coloque todo o seu foco na sua respiração. Respire fundo de 2 a 3 vezes, depois passe a respirar novamente prestando atenção exclusivamente à respiração, o ar entrando e saindo das suas narinas, os movimentos que ela causa em seu corpo.

Faça isso por uns 30 segundos e depois retome a prova, tenho certeza que você estará mais relaxado e conseguirá prosseguir para chegar ao seu melhor resultado.

Já tentei de tudo e não consigo:

  • escolher um concurso
  • me organizar para estudar
  • manter o foco nos estudos
  • lidar com os insucessos
  • lidar com a pressão da família em relação aos resultados

Essas algumas das questões que eu me deparo frequentemente quando atendo clientes de coaching onde o objetivo está ligado ao lado profissional, a concursos.

Durante o processo de coaching eu trabalho com meus clientes de modo a extrair o melhor deles para que alcancem resultados cada vez maiores e melhores.

Trabalho com cada um desde o planejamento de estudos e tarefas diárias até inteligência emocional e comportamental para que possam dar sempre o melhor de si tanto nos estudos quanto nas provas e no dia a dia, obtendo os melhores resultados.

A seguir você terá uma série de questões para reflexão e eu gostaria que você respondesse sinceramente para você cada uma delas e assistisse ao vídeo no final.

Esse é um presente meu para você, para te ajudar na preparação para o concurso e para viver uma vida extraordinária.

E se… suas desculpas forem substituídas por suas ações?

E se… você decidir exatamente onde quer chegar?

E se… você compreender o que de fato está te impedindo de chegar lá?

E se… você der o melhor que puder?

E se… você for capaz de enfrentar seus desafios com coragem?

E se… você tomar atitudes que realmente façam a diferença?

E se… tudo isso acontecer, como será a sua vida?

Está curioso para saber como o coaching pode ajudar você a alcançar os resultados desejados nos concursos?

Então clique no banner abaixo e veja como você pode tornar sua preparação para concursos muito mais poderosa em apenas 6 semanas e arrasar nos concursos.

FAST Coaching - 6 semanas para você arrasar na preparação para concursos

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço [email protected] à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos