Blog

Desenvolvimento Pessoal

Como o coaching gera resultados

- Por Jonathan Lamim

Como coach eu já ouvi pessoas dizerem que não acreditam em processo de coaching, que não funciona, que é perda de tempo. E dou razão para essas pessoas pois é verdade!

Mas é a verdade delas e não de todas as pessoas, e nesse post eu vou explicar porque o coaching gera resultados para algumas pessoas e para outras não.

Os envolvidos no processo

No processo de coaching os envolvidos são: coach e cliente, que chamamos carinhosamente de coachee.

O coach vai ajudar o coachee a ter clareza, se conhecer melhor e em momento algum ele vai dizer o que o coachee deve fazer, muito pelo contrário, ele ajudará o coachee a descobrir por si só o que precisa fazer para alcançar os resultados desejados.

O papel do coachee no processo é se entregar por completo, ser sincero e estar disposto a se conhecer melhor e realizar as ações necessárias para alcançar os resultados.

Coach e coachee caminham juntos, mas quem age de verdade é o coachee, afinal TEM PODER QUEM AGE!

Como as mudanças acontecem

Ao longo do processo de coaching, quando o coachee se entrega ao processo, as mudanças são quase que imediatas e conforme acontecem já começam a mudar os resultados.

Essas mudanças acontecem devido a alteração em um ciclo chamado Ciclo Neural das Mudanças, que envolve, pensamento, sentimento, crenças e resultados.

O ciclo Neural das Mudanças

Seus pensamentos, sentimentos e crenças interferem diretamente nos seus resultados diários, ou seja, para mudar os resultados é preciso ajustar o ciclo.

Quando você muda seus pensamentos automaticamente ocorre uma mudança de sentimentos. Por exemplo, se você pensa em coisas ruins, logo terá sentimentos ruins, mas se pensa coisas boas, seus sentimentos serão bons, prazerosos.

Ao mudar o sentimento você fará com que suas crenças mudem e essa mudanças afeta diretamente os seus resultados. Outro exemplo, se você não se sente merecedor de ganhar algo, logo você está alimentando uma crença de merecimento e essa crença impedirá você de alcançar os resultados desejados.

Se você muda suas crenças é quase que automático que seus resultados serão diferentes, e com resultados diferentes você terá pensamentos diferentes, e entra novamente no ciclo neural das mudanças.

Crença é todo pensamento ou conteúdo arraigado na mente subconsciente através de repetições internas e/ou externas. – Paulo Vieira

Durante todo o processo de coaching esse ciclo é trabalhado através de ferramentas e exercícios rotineiros que ajudam o coachee a pensar, sentir e acreditar naquilo que o coloca mais próximo do seu objetivo a cada dia.

Os 2 sentidos das mudanças

As mudanças podem acontecer em dois sentidos: de dentro para fora e de fora para dentro.

De dentro para fora

A mudança de dentro para fora acontece quando o ciclo das mudanças começa nos pensamentos, ou seja: pensamentos geram sentimentos e crenças, que geram comportamentos/resultados que geram pensamentos.

De fora para dentro

Já a mudança de fora para dentro começa nos comportamentos/resultados, ou seja: comportamentos/resultados geram pensamentos, que geram sentimentos e crenças que geram comportamentos/resultados.

A chave de toda mudança

Não apenas no processo de coaching mas em toda a vida, a mudança precisa de uma chave, e essa chave é o AUTOCONHECIMENTO.

AUTOCONHECIMENTO: conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações etc.

A partir do momento em que um indivíduo passa a se conhecer melhor ele começa a entender seus pensamentos, sentimentos, crenças, comportamentos e resultados.

Se conhecer melhor permite a cada indivíduo uma tomada de decisão mais assertiva, com menos efeitos colaterais e o melhor de tudo, melhora a qualidade de vida, pois ele passa a entender o que precisa para ter pensamentos positivos, sentimentos agradáveis, crenças que o coloquem cada dia mais perto de seu objetivo e alcance resultados extraordinários.

Seja na vida pessoal ou na profissional, o autoconhecimento é extremamente importante e ao longo da história grandes estudiosos desenvolveram teorias sobre o comportamento humano, como Marston, Jung, Spranger e muitos outros.

Todos esses estudos quando aplicados na vida do indivíduo levam ao conhecimento do seu perfil comportamental. Quando um indivíduo passa por uma análise de perfil comportamental ele amplia o seu autoconhecimento, pois passa a ter informações até então desconhecidas sobre si, suas características e seus valores.

Todos os meus coachees fazem essa análise logo no início do processo de coaching, pois assim podemos caminhar em maior sintonia e ele tem a oportunidade de potencializar os seus pontos fortes e melhorar nos pontos mais fracos ao mesmo tempo em que caminha rumo ao objetivo e a uma vida extraordinária.

A análise de perfil comportamental você pode realizar clicando no banner logo ao final desse texto. Ao concluí-la você terá acesso a um relatório resumido sobre o seu perfil comportamental e terá a possibilidade de adquirir um relatório ainda mais completo, com análise mais detalhada e mais de 80 informações importantes e relevantes sobre o seu perfil.

A sessão gratuita de coaching você pode agendar clicando aqui.

Aguardo seu contato!

Análise Gratuita do seu Perfil COmportamental

 

Compartilhe na sua rede
  • 27
    Shares

Comentários