fbpx

Como ler 1 livro por semana com o máximo de aproveitamento

Ler 1 livro por semana pode parecer loucura para alguns, um desafio para outros e impossível para alguns outros. Mas para mim, ler 1 livro por semana é mais do que um desafio, é uma imersão total em prol da minha evolução pessoal, intelectual e profissional.

Muitas pessoas me perguntam quando eu falo que leio 1 livro por semana:

Como você consegue ler 1 livro por semana e aplicar tudo o que aprende com as leituras se não dá intervalo para a aplicação?

A minha resposta é simples: AGENDA PROGRAMADA DE LEITURA

Eu tenho uma agenda programada de leitura onde eu organizo todas as leituras que farei ao longo do ano, e assim eu sei o que vou ler em cada semana.

Agenda Programada de Leitura
Agenda Programada de Leitura

Mas até chegar na agenda programada eu preciso realizar algumas outras ações para que a agenda seja construída de maneira consistente.

A seguir vou compartilhar com você algumas das ações que realizo antes de construir a agenda programada.

 

Escolha o(s) tema(s) de leitura

Independente de ser literatura ou leitura técnica, é muito importante saber exatamente os temas que serão lidos e/ou estudados.

Sabendo quais são os temas você pode escolher os livros e organizar a sequência de leitura para obter o máximo de produtividade e de conhecimento.

SUGESTÃO: escolha o(s) tema(s) com cautela, evite temáticas muito diferentes para que a seja mais tranquilo colocar o conhecimento em prática semanalmente.

 

Escolha os livros a serem lidos dentro dos temas escolhidos

Escolher os livros de forma antecipada é importante pois assim você terá tempo hábil para adquirir os que ainda não tem e não interrompe o fluxo de leitura por falta de livro.

SUGESTÃO: se você estiver lendo apenas livros técnicos para estudo escolha os livros em blocos que propiciem a leitura continua de um mesmo tema. Caso leia apenas literatura ou vá intercalar leitura técnica com literária, escolha de modo a ter sempre uma sequência boa de leitura de cada tema.

 

Leia os livros de um mesmo tema em sequência

Para que possa aplicar os conhecimentos obtidos na leitura de 1 livro por semana você terá um tempo menor, então é importante ler uma sequência de livros do mesmo tema, para que a aplicação seja continua e por um período de tempo maior.

SUGESTÃO: procure ler de 2 a 4 livros por tema, assim você terá um tempo considerável para colocar o aprendizado em pratica.

 

Defina um horário de leitura

Ter um horário para leitura é muito importante para que o objetivo de leitura de 1 livro por semana seja atingido.

Esse tempo de leitura precisa ser de qualidade e de no mínimo uns 40 minutos para que haja a possibilidade de ler ao menos 1 capítulo por dia.

SUGESTÃO: leia pela manhã, assim você terá o restante do dia para colocar em prática o que leu.

 

Leia pelo menos um capítulo por dia

Ao iniciar a leitura tenha em mente que precisa ler pelo menos um capítulo por dia – isso vai depender do tamanho do livro – para que consiga absorver conhecimento suficiente para aplicá-lo ao longo do dia.

SUGESTÃO: ao organizar a agenda programada, já faça a divisão dos capítulos que precisa ler a cada dia para manter a meta de 1 livro por semana sob controle. Você pode organizar a leitura por capítulos/dia ou então páginas/dia, mas no caso de páginas/dia você deve ficar atento para não parar a leitura no meio de um capítulo. Se isso for acontecer, escolha entre não começar o capítulo que ficará pela metade ou então ler o capítulo inteiro e ultrapassar um pouco o tempo de leitura (o que não faz mal nenhum).

 

Respeite a sua agenda programada de leitura

Ao construir a agenda programada de leitura, faça de forma que você seja capaz de cumprir toda a programação, respeitando a leitura diária, o tempo de leitura, a temática e sem se esquecer de aplicar o que está sendo aprendido.

SUGESTÃO: se por algum motivo você não puder realizar a leitura em um dia, compense o tempo de leitura durante a semana para que você se mantenha dentro do cronograma.

 

1 livro por semana, o desafio

O grande desafio de ler 1 livro por semana não está na organização e no tempo de leitura, mas na disciplina necessária para aplicar os conhecimentos adquiridos.

Existem livros que preciso ler 1, 2, 3 ou mais vezes para absorver o conteúdo e obter bons resultados, e acredito que outras pessoas tenham essa mesma necessidade.

Ler e não colocar em prática é apenas uma forma de gastar o tempo.

Toda leitura traz aprendizados e todo aprendizado deve ser colocado em prática de forma repetida para que se torne um hábito.

Para saber mais sobre o meu objetivo de ler 1 livro por semana, siga-me no Instagram e no Facebook.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira dar sugestões, deixe sua mensagem nos comentários.

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço [email protected] à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos
X