Blog

Inteligência Emocional

Como gerenciar pensamentos e emoções

- Por Jonathan Lamim

Você sabia que existe pensamento sem emoção, mas em hipótese alguma há emoção sem pensamento?

É verdade, o ser humano é capaz de pensar sem sentir mas totalmente incapaz de sentir sem pensar.

Pensamentos, sentimentos e comportamentos estão ligados e juntos são capazes de transformar vidas, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.

Ao mudar seus pensamentos, automaticamente acontecerão mudanças de sentimentos, e essas mudanças de sentimentos levam a mudanças de comportamento, que por sua mudam os pensamentos.

Esse ciclo é constante na vida de qualquer ser humano, e qualquer mudança que for feita em um dos pontos – pensamentos, sentimentos ou comportamentos – afetará todo o ciclo.

Os piores transtornos de nossas vidas não vêm de fora pra dentro, mas de dentro para fora. – Augusto Cury

Se os piores transtornos vêm de dentro para fora, então é preciso mudar o pensamento, gerenciar melhor o que você pensa e sente.

Hoje somos atropelados por um volume intenso se informações de todo tipo – visual, auditiva, cinestésica – boas e más, que nos motivam ou que desanimam, que nos fazem crescer ou nos joga na lama.

Ao absorver essas informações, mesmo que de modo inconsciente, precisamos cuidar para que elas não afetem nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

E para te ajudar nesse processo de gestão de pensamentos e emoções, quero compartilhar com você 3 técnicas que você pode aplicar a qualquer instante, em qualquer lugar e que te ajudarão a gerenciar melhor pensamentos e emoções.

3 técnicas para gerenciar pensamentos e emoções

As técnicas que vou ensinar a seguir devem ser realizadas diversas vezes ao dia ao longo de um ano, e depois disso você não conseguirá mais parar de utilizá-las.

O resultado não demorará um ano, ele virá bem antes, mas uma coisa é certa, sua vida será bem mais suave após o início do uso dessas técnicas.

Vamos às técnicas!

1. Duvidar do que não te faz bem

Qualquer que seja o pensamento que não te faz bem, duvide dele.

Ao duvidar de algo, concreto ou não, você se distancia das derrotas, angustias, depressão, ansiedade.

Substitua pensamentos que lhe deixam com medo por pensamentos que trazem esperança.

Faça da dúvida a sua ferramenta de higiene mental com a mesma intensidade que você utiliza o sabonete para sua higiene corporal.

2. Criticar todo tipo de pensamento negativo

Sempre que você tiver algum pensamento negativo, que faz com que você se sinta paralisado e desanimado, critique-o.

Discorde de maneira intensa de pensamentos que te entristecem, amedrontam, deprimem, gerem reações negativas.

Assuma o controle da produção de pensamentos, qualifique-os e sinta as melhores emoções a partir de pensamentos positivos.

3. Determine o que você quer sentir

Como já vimos nesse texto, os pensamentos geram emoções e para ter emoções boas é preciso pensamentos bons.

Não deixe que sua emoção viva o conteúdo de pensamentos negativos e fantasias destrutivas, determine o que você quer sentir, expresse com vontade, certeza, clareza.

Determine ser tranquilo, alegre, paciente e quantas coisas boas mais você quiser. Os pensamentos são seus e você é o responsável por gerenciá-los e fazer deles um gerador de emoções boas.

Revolucione seus pensamentos e suas emoções, revolucione sua vida. Prepare-se para viver o extraordinário usando uma força que está desativada dentro de você ou até mesmo sendo mal utilizada.

Tem dificuldades de fazer isso sozinho?

Muitas pessoas têm dificuldade de aplicar essas e outras técnicas sozinhas, mas quero lhe dizer que você não está sozinho nessa jornada.

O fato de ter chegado até aqui, ter lido esse texto e aprendido essas técnicas é um exemplo de que você não caminhou sozinho, pois eu estive ao seu lado desde o momento em que você clicou no link desse texto.

E assim como eu caminhei com você até aqui, posso caminhar com você para mais longe, te ajudar a gerenciar melhor seus pensamentos e emoções e alcançar resultados extraordinários.

Além dos textos aqui do site, que ajudam mais de 4 mil pessoas por mês¹, também ajudo as pessoas através de processos de coaching, uma metodologia muito utilizada no mundo todo e capaz de gerar resultados fantásticos em pouco tempo.

Se você quer experimentar o poder transformador do coaching, então eu tenho um presente especial pra te dar. Clicando aqui você poderá agendar uma sessão experimental online E GRATUITA comigo, onde terá a oportunidade não só de conhecer o coaching na prática mas também de experimentar o poder transformador de uma sessão de coaching.

Aguardo o seu contato para lhe ajudar ainda mais!

 

¹estatísticas de agosto de 2018

Compartilhe na sua rede
  • 44
    Shares

Comentários