fbpx

Como controlar a ansiedade e ter mais qualidade de vida

No mundo temos cerca de 264 milhões de ansiosos, segundo a Organização Mundial da Saúde e no Brasil cerca 9,3% sofrem de ansiedade.

A ansiedade é causada por transtornos mentais e emocionais e esses transtornos são a 2ª causa de afastamento do mercado de trabalho, onde 9 em cada 10 brasileiros apresentam sintomas de ansiedade, desde a de grau leve até a mais incapacitante.

As pessoas ansiosas passam mais tempo no futuro, pensando e imaginando coisas que – até então – não são reais e vivendo as dores e sentimentos negativos que esses pensamentos e imagens mentais geram. Elas fazem coisas que muitas das vezes quem não sofre de ansiedade tem dificuldade de perceber.

Pessoas ansiosas sofrem com alguns sintomas como por exemplo:

  • mente inquieta ou agitada
  • insatisfação
  • cansaço físico exagerado
  • sofrimento por antecipação
  • irritabilidade
  • impaciência
  • tédio
  • dificuldade de lidar com pessoas lentas
  • baixo limiar para lidar com frustrações
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • queda de cabelo
  • taquicardia
  • aumento da pressão arterial
  • déficit de concentração
  • déficit de memória
  • insônia

Esses sintomas são familiares para você ou para algum conhecido seu?

Se você sofre de ansiedade ou conhece alguém que esteja sofrendo do chamado “Mal do Século”, a seguir vou compartilhar com você algumas ações que você pode incorporar em seu dia-a-dia que lhe ajudarão a controlar a ansiedade e ter mais qualidade de vida.

Dicas para controlar a ansiedade

Se cobre menos, afinal de contas, quanto mais você exige de si mesmo mais tempo passará pensando em como deve agir amanhã para ter melhores resultados.

Pratique exercícios de respiração pois a respiração ajuda a trazer o foco para o momento presente, desviando a atenção de pensamentos e sentimentos futuros.

Seja mais positivo, tanto no pensar quanto no falar. A positividade gera sentimentos e pensamentos que elevam a autoestima, a autoconfiança, a produtividade e consequentemente a qualidade dos seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Defina suas prioridades e coloque-as no papel. Construa um plano de ação levando em consideração as tarefas prioritárias e foque nelas, assim você dará direcionamento tanto para as tarefas quanto para os pensamentos, tendo menos tempo para pensar naquilo que ainda não existe ou aconteceu (futuro do ansioso).

Tenha uma boa noite de sono para que corpo e mente possam relaxar e recuperar as energias para que o próximo dia seja produtivo e você possa se manter no controle do que faz, pensa e sente.

Tire um tempo para si mesmo, faça durante esse tempo algo que lhe acalme, que lhe dê prazer e satisfação. Use esse tempo exclusivamente para você, sem nenhuma interferência.

Medite por 15 minutos – pelo menos –  para que possa trazer seus pensamentos e sentimentos para o presente, para o que está acontecendo no seu corpo, aproveitando o único momento concreto, o presente.

Tenha uma boa alimentação, afinal de contas você precisa de um corpo saudável além da mente saudável para ter uma ótima qualidade de vida e excelentes resultados. Reflita sobre seus hábitos alimentares e procure ajuda de profissionais capacitados para obter informações sobre como montar uma rotina saudável de alimentação.

Pratique exercícios físicos para que você possa manter um corpo saudável e produzir energia em seu corpo tendo mais motivação e força para colocar em prática todas as dicas anteriores.

Gostou das dicas? Quando começará a inseri-las na sua rotina diária?

Se você conhece amigos ou pessoas próximas que podem ter grandes benefícios ao tomar conhecimento dessas dicas, não deixe de compartilhar o link desse artigo com elas.

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço [email protected] à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos