Blog

Alta Performance

Como aumentar sua performance profissional e obter melhores resultados

- Por Jonathan Lamim

Em um mercado tão competitivo, quem tiver melhor performance profissional terá mais chances de crescer e obter melhores resultados.

Quer ter alta performance profissional? Você quer melhores resultados? Então continue lendo esse post, pois nele vou te apresentar 4 fatores que aumentarão a sua performance profissional.

A diferença entre performance e alta performance

Antes de apresentar a você os 4 fatores que aumentarão sua performance profissional é necessário que você compreenda a diferença entre performance e alta performance.

Performance é o resultado obtido em algo que você fez, como por exemplo: testes, provas, tarefas do trabalho.

Alta performance é quando você atinge todo o seu potencial e desfruta de tudo o que suas habilidades podem te proporcionar.

A diferença entre perfomance e alta performance é o quanto de ação e atitude você coloca na realização das suas tarefas visando o melhor resultado.

A alta performance é constante e te proporciona ganhos contínuos, a performance vai te proporcionar apenas um resultado de momento.

O que você quer: resultados contínuos ou momentâneos?

Os 4 fatores para aumentar sua performance profissional

Existem 4 fatores capazes de transformar sua performance em pouco tempo, com o mínimo de esforço e gerando resultados muito interessantes.

Cada um desses fatores é responsável por uma parte do seu lado profissional e quando trabalhados em conjunto fazem com que sua performance aumente e com isso os resultados melhorem dia após dia.

1º Fator – Autorresponsabilidade

Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim é o único que pode mudá-la. – Paulo Vieira

Através da autorresponsabilidade você é capaz não apenas de enxergar como está sua vida e porque ela está como está, mas também de realizar mudanças que levaram sua vida para um outro nível.

Você pode ou não acreditar que é o único responsável pela sua vida e pelo que acontece nela, mas eu preciso lhe dizer que a partir do momento que você colocar em prática o conceito da autorresponsabilidade, mudanças acontecerão, e fique atento, pois acontecerão rápido.

Pessoas autorresponsáveis vivem ativamente, vivem o eu e estão constantemente aprendendo algo novo.

E como eu acredito que você quer ser autorresponsável para obter alta performance profissional, vou compartilhar com você as 6 leis da autorresponsabilidade.

  1. Se é para criticar (os outros), cale-se.
  2. Se é para reclamar, dê sugestão.
  3. Se é para buscar culpados, busque solução.
  4. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor.
  5. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles.
  6. Se é para julgar as pessoas, julgue as atitudes.

Quando você transformar essas 6 práticas comportamentais em hábito diário, mudanças começarão a acontecer não apenas na sua vida, mas na vida das pessoas ao seu redor, e com isso novas oportunidades e possibilidades surgirão.

2º Fator – Comunicação

É pela comunicação (gestos, fala, escrita) que mostramos às pessoas quem somos e o que viemos fazer nesse mundo, ela mostra nossas crenças, maturidade, estilo, postura, forma de ver o mundo e a si mesmo.

Para se tornar uma pessoa autorresponsável é muito importante fazer um bom uso da linguagem.

Poderíamos falar sobre muitos modelos de comunicação, mas eu quero focar em 2 modelos que são mais comuns: modelo autorresponsável e modelo reativo.

Modelo autorresponsável

Pessoas que adotam o modelo de comunicação autorresponsável não perdem tempo reclamando, ao invés disso elas usam sua energia em busca da realização dos seus objetivos e metas.

O foco das pessoas autorresponsáveis está naquilo que podem mudar, e na comunicação com outras pessoas, valorizam seus pontos fortes.

Modelo reativo

Pessoas que adotam o modelo de comunicação reativo são mais resistentes a mudanças, focam nos problemas.

Essas pessoas buscam chamar a atenção e chegam ao ponto de se fazerem de vítimas e praticar a autocomiseração para que tenham a atenção desejada.

Reclamam de tudo e todos, e sua felicidade pode ser vista quando as coisas dão errado, assim como ela havia previsto.

Você consegue identificar o seu modelo de comunicação? É autorresponsável ou reativo?

3º Fator – Objetivos e metas claros e realizáveis

Não saber o destino é o primeiro passo para ficar perdido. – Roberto Shinyashiki

Muitas pessoas ficam perdidas no caminho profissional porque não sabem onde querem chegar, ou porque sabem onde chegar mas não sabem o que fazer.

Sonho não é objetivo, ele é apenas uma forma de criar uma visão de futuro, o desejo da satisfação de uma necessidade, a resolução de um problema. Ele não tem compromisso de se realizar. Para isso existem os objetivos e metas!

Um sonho para ser realizado pode ter vários objetivos, e cada um desses vários objetivos ter diversas metas.

A partir do momento em que você faz essa separação, coloca no papel, e para cada objetivo e meta você define uma data para a realização, tudo começa a se tornar mais real e a fazer mais sentido.

Para você que está em busca de alta performance profissional, ter objetivos e metas claros e realizáveis é fundamental.

Se está em busca de um aumento de salário ou de um novo cargo, por exemplo, quais são os objetivos menores que você precisa alcançar para que esse objetivo maior se concretize? Quais as pequenas metas que você pode definir para que os objetivos menores sejam alcançados, um a um?

4º Fator – Foco

Foco é a capacidade de aproveitar as condições naturais disponíveis a qualquer um e produzir poder e gerar mudanças ao concentrar-se em um único ponto a cada momento. – Paulo Vieira

Em que você tem colocado o seu foco? Em uma escala de 0 a 10, quanto você daria para os resultados que o seu foco está gerando?

Se você quer melhorar o seu foco, encontre as distrações.

São as distrações que te afastam dos seus objetivos e metas, que movem você para uma direção diferente da que deseja.

Sem foco não é possível ter alta performance, afinal, para ter alta performance é preciso estar focado em cada tarefa e habilidade pessoal para que ela gere resultado contínuo.

Dica do CEO da Google, Eric Schmidt

Durante meus estudos e pesquisas assisti a um vídeo do CEO da Google, Eric Schmidt, onde ele dá uma dica muito valiosa sobre alta performance profissional.

Eu considerei a dica dele, fiz o que ele disse e o resultado foi fantástico.

A seguir está o vídeo com a dica do Eric, e ao final , se você decidir considerá-la assim como eu, clique aqui e me envie uma mensagem para conversarmos melhor sobre o assunto.

Se você gostou desse artigo e acredita que ele pode ser útil para outras pessoas, não deixe de compartilhar com seus amigos e de dar o seu like.

Grande Abraço!

Análise Gratuita do seu Perfil COmportamental
Compartilhe na sua rede
  • 3
    Shares

Comentários