fbpx

Como aumentar a produtividade e o desempenho no trabalho e na vida

Hoje eu vou falar com você sobre como aumentar a produtividade e o desempenho no seu trabalho e na sua vida pessoal.

Em um mundo tão competitivo como o de hoje, ser produtivo e ter alta performance é um grande diferencial dentro das empresas e na vida para obter bons resultados.

Através de ações simples é possível transformar o nosso dia a dia e dar a ele o máximo de qualidade, conseguindo assim uma produtividade maior e um desempenho altamente satisfatório.

A seguir vou apresentar 6 ações bem simples que farão total diferença ao serem aplicadas no seu dia a dia.

 

Meditar

Estudos e pesquisas científicas afirmam que as pessoas que possuem a prática constante de meditação têm a estrutura do seu cérebro modificada, melhorando a memória, a capacidade de empatia e de administração das emoções e até mesmo do estresse.

Quem medita constantemente, pelo menos meia hora por dia durante 8 dias (o ideal é que se torne uma prática diária) aumenta a densidade do hipocampo, que é a área do cérebro responsável pelo aprendizado e memória.

Existem diversas técnicas de meditação, ou Mindfulness, como é chamado desde os 70 para diferenciar a meditação oriental de conotações religiosas e até mesmo preconceitos.

Exercício de meditação

Encontre um lugar tranquilo, sente-se de forma confortável, feche os olhos e comece a respirar suavemente. Observe o ar entrando e saindo, observe se ele está entrando por uma ou pelas duas narinas, perceba se a temperatura do ar que entra é maior ou menor da que a do ar que sai.

Mantenha-se realizando esse exercício por pelo menos 5 minutos diários inicialmente, até que você atinja um nível de atenção à sua respiração onde nenhum fator externo será capaz de roubar usa atenção.

 

Cuidar da Saúde

Se alimentar bem, realizar atividades físicas, tomar muita água, dormir bem (não é dormir muito, mas ter um sono de qualidade), levar uma vida com atividades saudáveis, tudo isso influencia na produtividade e no desempenho.

O cérebro consome até um terço da energia que é obtida através das refeições, ou seja, se você se alimenta mal, seu cérebro é mal alimentado e isso fará com que ele não funcione em sua máxima potência.

É legal observar que pesquisas identificaram que o cérebro não tem o mesmo desempenho 2 horas após as refeições. Ou seja, se você se alimentar mal, seu cérebro não funcionará de forma satisfatória para o bom desempenho.

A sua saúde física influencia diretamente na sua saúde cerebral, cuide dela para que o seu desempenho não seja prejudicado.

A produção química dos genes muda de acordo com todo tipo de acontecimento na vida. O comportamento molda a biologia.Rudolph Tanzi, professor de neurologia da Universidade de Harvard

 

Simplificar as coisas

Simplificar as coisas não quer dizer fazer as coisas mais simples e deixar as mais complexas de lado, mas organizar a rotina diária para que ela seja uma rotina simples e capaz de ser realizada.

Cientistas identificaram através de pesquisas que ao reduzir as opções de escolha e criar uma rotina fixa para a parte da manhã, logo após acordar, faz com que o cérebro poupe energia para atividades e decisões mais complexas ao longo do dia.

Uma das formas de simplificar as coisas é se mantendo no presente, cuidando do que precisa ser feito agora, ao invés de ficar vagando entre passado e futuro.

 

Ter boas amizades

As amizades que você possui são capazes de te ensinar muito, principalmente através de conteúdo emocional.

O cérebro é capaz de aprender as coisas por meio de experiências individuais e sociais, e tendo boas amizades você poderá aprender coisas boas, com certeza.

Não restrinja seus relacionamentos apenas a redes sociais, mas saia de casa, encontre os amigos, converse, se divirta. Isso também é ser produtivo e viver em alta performance.

 

Estudar

Estudos e exames de imagens mostram que estudar algo por algumas semanas faz com que as áreas do cérebro relacionadas às partes do corpo utilizadas no estudo – como por exemplo aprender a tocar um instrumento musical – aumentam de tamanho.

Manter o cérebro em atividade, sempre estudando algo, mesmo que já se tenha saído da escola ou da universidade é muito importante para que o seu rendimento continue aumentando e você se tornando a cada dia mais produtivo.

 

Ter um propósito

Propósito é o significado que damos à própria vida, e quando temos e vivemos esse propósito podemos reduzir as probabilidades de adquirirmos doenças degenerativas e reduzir os riscos de comprometimento cognitivo.

Você sabe qual é o seu propósito de vida?

 

Através dessas 6 práticas você poderá transformar sua vida, se tornando mais produtivo e performático, tanto no trabalho quanto em casa.

Pequenas atitudes geram grandes resultados, mas para isso você precisa estar disposto a sair da sua zona de conforto e começar a agir, afinal de contas O PODER ESTÁ NA AÇÃO!

 

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço [email protected] à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos