Blog

Desenvolvimento Humano

Como as emoções se refletem no corpo humano

- Por Jonathan Lamim

Como você está se sentindo nesse exato momento: triste, alegre, cansado, com sono, estressado?

E como está o seu corpo, sente algo diferente em seus braços, pernas, tronco, cabeça?

Você pode estar achando estranho eu começar esse texto com perguntas como essas, mas a verdade é que as suas emoções refletem em seu corpo, e isso foi comprovado cientificamente por um grupo de cientistas da Universidade de Aalto, na Finlândia.

Através de um estudo envolvendo 701 participantes em 5 experimentos, o grupo de cientistas criou o que pode ser considerado o primeiro mapa a mostrar em que lugar do corpo as nossas emoções se refletem.

O estudo

Os participantes do estudando foram instruídos a localizar em seu corpo o local onde sentiam o efeito de emoções básicas, como por exemplo:

  • raiva
  • medo
  • nojo
  • felicidade
  • tristeza
  • surpresa
  • ansiedade
  • amor
  • depressão
  • contentamento
  • orgulho
  • vergonha
  • inveja

Ao identificarem o local onde sentiam o efeito da emoção, deveriam colorir em uma imagem do corpo humano as regiões com mais e menos atividade enquanto ouviam palavras relacionadas a cada uma dessas emoções.

Com a cor vermelha eles deveriam colorir as regiões de maior atividade e com a cor azul as de menor atividade. E o resultado pode ser vista na imagem a seguir:

Mapa das emoções humanas

Além desse experimento outros 4 foram feitos utilizando fotos, imagens, filmes e relatos que transmitiam aos participantes as sensações estudadas.

Para evitar que o resultado fosse tendencioso e influenciado por questões culturais, os cientistas dividiram os participantes em grupos com nacionalidades diferentes – finlandeses, suecos e taiwaneses – e repetiram os experimentos.

As descobertas e conclusões dos cientistas

Após a realização dos experimentos os cientistas observaram que as duas emoções que causam reações corporais mais intensas e no corpo todo são o amor e a alegria.

Também observaram que as emoções básicas refletem na parte superior do corpo – onde estão os órgãos vitais – e em grande escala na cabeça.

Observar a topografia das sensações corporais disparadas pelas emoções permite criar uma ferramenta única para a investigação das emoções e pode até oferecer indicadores biológicos de transtornos emocionais.

Os reflexos das emoções no corpo humano se dão por conta de mecanismos biológicos que preparam o indivíduo para responder imediatamente ao que está acontecendo ao seu redor, seja para aproveitar o momento ou até mesmo para se defender do perigo.

Por realizarem o experimento repetidas vezes com indivíduos de nacionalidades diferentes e em grupos distintos os cientistas chegaram à conclusão de que as respostas físicas às emoções parecem universais, ou seja, as respostas físicas das emoções são as mesmas em você e em mim.

Agora você entende porque sente o seu corpo mais intenso quando está feliz? E aquela dor na região do estômago quando está nervoso ou estressado?

A composição corpo e mente que nos forma passa o tempo inteiro em sintonia e comunicação, o que um sente o outro sente, e esse sentimento gera reações que alteram seu comportamento.

Se não houver um equilíbrio dessas emoções, pode ter certeza que você sentirá os efeitos em seu corpo e no seu dia a dia, seja em casa ou no trabalho, com amigos.

O que fazer para equilibrar as emoções

Existem muitas técnicas e exercícios para equilibrar as emoções, para se tornar um indivíduo com inteligência emocional. Mas quero te instruir ao primeiro passo, que é o AUTOCONHECIMENTO.

O autoconhecimento é a chave para que você possa transformar a sua vida de uma vez por todas.

Ao se conhecer por completo, entender como sua comunicação, pensamentos e sentimentos influenciam no seu comportamento e seus resultados você passa automaticamente a cuidar mais daquilo que você fala, ouve, pensa, sente e faz, porque seu interesse será sempre em se sentir bem.

Para te ajudar a aumentar o seu nível de autoconhecimento e também a dar o primeiro passo rumo à vida que você sempre sonhou mas até o momento não conseguiu conquistar, quero te dar de presente uma análise do seu perfil comportamental, onde você encontrará mais informações sobre você do que pode encontrar se olhando no espelho e tendo uma conversa franca com seu eu.

Essa análise é inteiramente gratuita e ao final você terá acesso a um relatório do seu perfil com informações que lhe trarão clareza e conhecimento para dar o próximo passo.

Após realizar a análise, se ficar com qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato, afinal, minha missão é fazer com que você se torne sua melhor versão a cada dia e que viva o extraordinário para o qual foi criado.

Análise Gratuita do seu Perfil COmportamental

 

Compartilhe na sua rede
  • 22
    Shares

Comentários