fbpx

Comece a ser agora o que você será no futuro

O título desse texto é uma frase de William James que tem tudo a ver com a mensagem que transmitirei a você nos próximos parágrafos.

Definição de Futuro

Como o próprio dicionário diz, futuro é um tempo que há de vir e para que ele venha é preciso caminhar em sua direção e essa caminhada acontece no presente, ou seja, agora.

Independente do que você deseja ser, fazer ou ter no futuro é preciso que tenha consciência de uma única coisa: O FUTURO COMEÇA AGORA.

Para alcançar o primeiro milhão de reais um investidor precisa fazer um investimento inicial e continuar investindo, para que ele alcance sua meta em um momento futuro.

Ao fazer o primeiro investimento ele está construindo o futuro que ele deseja, e esse primeiro investimento foi feito no presente.

Ninguém nasce pronto, cada indivíduo vai se construindo a cada dia e o filósofo Mario Sergio Cortella tem uma definição extraordinária para isso:

Não nascemos prontos (…) é absurdo acreditar na idéia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. – Mario Sergio Cortella

Nós somos os responsáveis por construir o nosso futuro, e não é o futuro daqui 20 anos, é a próxima respiração, o próximo passo, a próxima palavra a ser dita.

Muitas pessoas focam tanto no futuro, que esquecem do presente e acabam se frustrando por não conquistarem o que sonharam, e ainda adquirem transtorno de ansiedade.

Outras pessoas olham para o futuro e passeiam pelo passado, vendo o que não deu certo, sofrendo com as decepções e frustrações do passado, desenvolvem quadros de depressão.

Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado em Fevereiro de 2017, 18,6 milhões de brasileiros possuem ansiedade e 11,5 milhões depressão. Com esses número o Brasil é o quinto país com maior taxa de depressão na população.

Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com ser agora o que quero ser no futuro?

A vida de qualquer pessoa é composta de passado, presente e futuro, mas é preciso haver equilíbrio e a esse equilíbrio damos o nome de Inteligência Foco-temporal.

Inteligência foco-temporal

Inteligência foco-temporal nada mais é do que você saber o ponto de equilíbrio entre passado, presente e futuro para extrair o melhor de cada um desses momentos que viveu, está vivendo e viverá.

Passado

A conexão que nós fazemos com o passado é de memória, e a qualidade dessas memórias pode ser boa ou ruim. Ao lembrar do passado, esteja sempre atento ao que estará trazendo para o presente.

Se você traz as memórias boas, excelente, agora se traz as memórias ruins, cuidado, elas podem comprometer tanto o seu presente quanto o seu futuro.

Ao olhar para memórias ruins do passado, coloque o foco no que você aprendeu e não com o que aconteceu, assim você estará trabalhando com a parte boa de memórias ruins.

Modelo de depressão

Pessoas que passam muito tempo no passado tendem a desenvolver quadros de depressão, e considerando  qualificação do foco-temporal, o modelo de depressão corresponde a:

[visualizer id=”2686″]

Pessoas que estão no modelo de depressão colocam a maior parte de seu foco comportamental no passado, ou seja, 80% do que fala, pensa e sente se refere ao passado. Buscam o convívio com outras pessoas que permitam que ela se mantenha no passado, fortalecendo ainda mais a depressão.

Presente

O presente, o microssegundo que não cessa de se tornar passado, é o único momento de contato que se tem com o agora e esse contato se dá através de ações e comportamentos.

Essas ações e comportamentos podem ser produtivas ou improdutivas, e isso vai determinar o seu desempenho tanto na vida pessoal quanto profissional.

Modelo de estresse

O excesso de presente gera o estresse, e o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, conforme ranking de 10 países divulgado pela International Stress Management Association (Isma – Brasil), só perdemos para os japoneses.

Segundo o estudo, o que mais estressa o brasileiro é o trabalho, resposta dada por 69% dos entrevistados.

Não se trabalha no passado nem no futuro, apenas no presente, pois é o único momento concreto que pode se viver.

A falta de equilíbrio entre passado, presente e futuro vai gerar o estresse e você pode ver no gráfico a seguir como seria esse desequilíbrio:

[visualizer id=”2688″]

Quem está no modelo de estresse coloca 85% do seu tempo no presente, e pode ser que a maior parte desse tempo no presente seja com ações e comportamentos improdutivos, o que não levará ao futuro desejado.

Futuro

O futuro é uma imagem mental que criamos daquilo que queremos que aconteça ou não nas nossas vidas, também chamada de visão de futuro.

A visão sobre o futuro pode ser positiva ou negativa, e é essa visão que poderá reger suas ações e comportamentos no presente.

Mas é preciso tomar cuidado com a visão de futuro, pois passar muito tempo no futuro pode fazer com que um quadro de ansiedade seja desenvolvido.

Modelo de Ansiedade

Uma pessoa ansiosa, que passa mais tempo pensando no futuro do que agindo no presente está em total desequilíbrio, assim como aquelas que passam mais tempo no passado ou no presente.

[visualizer id=”2690″]

O modelo de ansiedade apresentado no gráfico deixa claro o esforço e a intensidade demasiados no futuro. Esse foco no futuro pode gerar insegurança, incertezas e até bloqueios de ação.

Nesse modelo o futuro é um perigo iminente, pois quem está costuma agir de forma produtiva, mas o problema é que o gasto de energia lembrando do passado e pensando nas possibilidades de insucesso do futuro foram tão grandes que resta pouca energia para fazer acontecer no presente, de forma realmente produtiva.

O ponto de equilíbrio entre passado, presente e futuro

Para que você possa construir no presente o futuro que deseja é preciso ter inteligência foco-temporal, equilibrar bem os momentos de passado, presente e futuro e extrair o melhor de cada um deles.

O modelo ideal, também conhecido como modelo de sucesso é o seguinte:

[visualizer id=”2692″]

Esse modelo foi identificado a partir de pesquisa com mais de mil pessoas e apresentado no livro “O Poder da Ação”, do PhD. Paulo Vieira.

Nesse modelo pouca parte do tempo é dedicada ao passado e esse pouco tempo é focado no aprendizado com as situações ocorridas como forma de se motivar e evoluir, ao invés de ficar se vitimizando pelos erros e insucessos.

Para o futuro há uma dedicação de 25% da energia, tanto física quanto psíquica, o que permite criar imagens positivas e algumas poucas imagens negativas.

O presente é a ação, o comportamento focado no aprendizado com os erros do passado, transformando a visão de futuro em realidade.

O que você quer ser no futuro?

É fácil para você responder a essa pergunta? Quão clara está a sua visão de futuro?

O sucesso, a transformação da visão de futuro em realidade está na capacidade de mover o foco na linha do tempo (passado, presente e futuro) de maneira consistente e responsável.

E não se esqueça que o futuro é agora, não tem depois. Ou você constrói o futuro no presente ou não terá um futuro.

Seja a sua melhor versão a cada dia, não dê importância às coisas que te acontecem mas sim ao que você faz com o que te acontece.

Presente é ação e comportamento. Comporte-se hoje da forma como você quer se comportar no futuro, aja hoje conforme você quer agir no futuro.

Pode ser que você esteja pensando que construir o futuro no presente seja uma tarefa difícil, mas não é, e por isso deixo para você refletir uma frase do livro “O Poder da Presença”, da professora da Harvard Business School Amy Cuddy.

Uma tarefa difícil é um desafio a se tentar, e não uma oportunidade de demonstrar fracasso. – Amy Cuddy

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço [email protected] à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos