fbpx

Inteligência Comportamental

A diferença entre sonho e desejo

HomeInteligência ComportamentalA diferença entre sonho e desejo

Sonho e desejo andam juntos e precisam um do outro para acontecer, mas são completamente diferentes.

Na vida temos sonhos e desejos, uns se realizam outros não. Aí eu pergunto a você:

O que não tem sido realizado na sua vida é um sonho ou um desejo?

Para ajudar você a responder de forma mais precisa essa pergunta e usar essa resposta como forma de se conhecer melhor, vou definir o que é sonho e o que é desejo.

Sonho

O sonho é o que se constrói em nossa mente, aquilo que planejamos, que trabalhamos para realizar.

Quando você tem algo em sua mente e quer muito conquistar, seja esse algo material ou não, e essa vontade faz com que você se mova na direção dessa conquista, isso sim é um sonho.

Sonhar faz você sair do lugar, se mover, agir, pensar cada vez mais nas formas de torná-lo real.

Um dos maiores sonhadores que eu já pude estudar chama-se Walt Disney. Ele não tinha apenas um desejo, ele tinha um sonho de alcançar o mundo com sua arte, e conseguiu, pois ele era impulsionado diariamente pelo sonho.

Walt Disney foi pioneiro no ramo de animações, idealizador dos parques temáticos da Disney e o maior vencedor de Oscars da história, com 22 prêmios e 59 indicações.

Qual é o seu sonho? O que você tem feito para torná-lo realidade?

Desejo

O desejo é o que se almeja mas que não gera em nós um impulso para a ação.

Diferente do sonho, o desejo não gera impulso para a ação, e ainda pode estar associado a outras questões que fazem com que ele permaneça apenas no mundo das ideias.

Digamos que você deseje um carro novo, mas não tem carteira de motorista (ainda) e também não tem o dinheiro para comprar (ainda). Então esse desejo vai ficando na caixinha das ideias, sendo suprimido pelos pensamentos relacionados à falta da carteira de motorista e de dinheiro.

Mas esse desejo pode se tornar um sonho conforme ele for se tornando mais intenso, mais constante e ganhando cada vez mais detalhes.

No início desse texto eu disse que sonho e desejo andam juntos e precisam um do outro para acontecer, mas são completamente diferentes. Agora você consegue compreender o motivo deles andarem juntos e serem completamente diferentes?

Quais são seus maiores sonhos e maiores desejos? Quais desses desejos você gostaria de transformar em realidade? Quais desses sonhos você já está transformando em realidade?

Por mais que seus sonhos pareçam impossíveis de serem realizados, eles são seus e você é o grande responsável por eles.

Visualize diariamente os seus sonhos, permita se sentir vivendo esses sonhos. Quanto mais claro e real esse sonho for em sua mente, maior será sua capacidade de torná-lo realidade.

O Autor

Jonathan Lamim é coach, palestrante e trainer comportamental, tem seu trabalho voltado para a Inteligência Comportamental e sua missão é ajudar pessoas e empresas a alcançarem mudanças comportamentais positivas e duradouras capazes de produzirem resultados cada vez maiores e melhores. Além disso, é consultor e especialista em TI com mais de 14 anos de experiência nacional e internacional.

Seu comentário é muito importante!

E-books para download

Clique na imagem para acessar a página de download

Clientes & Parceiros

X