Blog

Inteligência Emocional

7 coisas que todo ansioso faz e ninguém percebe

- Por Jonathan Lamim

No mundo, segundo a OMS, temos 264 milhões de ansiosos (3,6% da população) e no Brasil 9,3% da população sofre com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Somos os líderes em transtorno de ansiedade na América Latina, com uma taxa 3 vezes maior do que a média mundial, dá pra imaginar?!

A ansiedade é causada por transtornos mentais e emocionais e esses transtornos são a 2ª causa de afastamento do mercado de trabalho, onde 9 em cada 10 brasileiros apresenta sintomas de ansiedade, desde a de grau leve até a mais incapacitante.

Muitas atitudes das pessoas ansiosas passam despercebidas, e algumas pessoas não conseguem nem identificar que as atitudes são devido a ansiedade.

A seguir você verá 7 coisas que todo ansioso faz a ninguém percebe que é por conta da ansiedade.

1. Obsessão por coisas que só passam pela cabeça de pessoas ansiosas

Pessoas ansiosas têm pensamentos que a maioria das pessoas que não possuem transtorno de ansiedade não possuem.

Por vezes uma pessoa ansiosa fica pensando em conversas passadas, situações do trabalho e até mesmo por ter respondido alguma mensagem de forma a deixar a outra pessoa chateada ou desconfortável.

2. Ter medo constante de que tudo vai dar errado

O medo é algo bem presente no cotidiano das pessoas ansiosas.

E esse medo nasce a partir de pensamentos em coisas ou situações que sequer aconteceram, ou seja, ficam pensando no futuro e já apontando o que dará errado.

Para quem não possui ansiedade, esses medos não existem, mas para os ansiosos, eles são reais, pois existem em suas cabeças.

3. Preocupação excessiva consigo quando outras pessoas estão preocupadas

Se alguém chegar para um ansioso para dizer que está preocupada com ele, apontando o que ela tem visto que não está legal, é o gatilho para um processo de preocupação excessiva.

O ansioso ficará ainda mais preocupado, pois está vendo a preocupação das outras pessoas, vai achar que realmente tem algo errado, e então vai começar a ter medo do que pode vir a acontecer.

4. Comparação constante entre o seu sucesso e o de pessoas de mesma idade

A ansiedade força as pessoas ansiosas a se compararem com outras da mesma faixa etária, e o que se compara é o sucesso.

Essa comparação acaba gerando questionamentos internos, construindo crenças de capacidade e fazendo com que o ansioso comece a se sentir incapaz e frustrado.

5. Lembra de erros cometidos e fica sofrendo com eles

Os erros são inimigos das pessoas ansiosas, pois eles afetam ainda mais a psique e a mente dessas pessoas.

Ao lembrar dos erros cometidos as pessoas ansiosas podem se vitimizar e começar a ter pensamentos de que por causa do erro podem ser chamadas pra uma conversa com o chefe ou até mesmo demissão.

Essas lembranças acionam o medo e pensamentos negativos, tornando a pessoa incapaz de usar o erro como aprendizado.

6. Entra em colapso quando as pessoas falam sobre o futuro

A ansiedade é o excesso de pensamento no futuro, mas falar sobre os planos futuros é uma tarefa complicada para os ansiosos.

Ouvir as pessoas falarem do futuro também é complicado, pois acaba ativando as comparações e gerando frustrações e medos.

7. Exaustão física e mental em alguns dias da semana

O poder da ansiedade sobre o organismo é tão grande que corpo e mente ficam exaustos, e isso afeta a saúde física, além é claro da psicológica.

O transtorno de ansiedade pode ser leve mas também pode chegar a níveis incapacitantes, onde o ansioso não consegue nem sair da cama.

Você pode vencer a ansiedade

Tratamentos psicológicos, terapia, e até mesmo o coaching podem ajudar a vencê-la.

Os tratamentos psicológicos e a terapia vão ajudar a identificar o que está causando o transtorno de ansiedade, e te darão técnicas e ferramentas para você assumir o controle nos momentos de crise.

O coaching vai ajudar a controlar a ansiedade através do autoconhecimento, do foco em metas e objetivos claros que levarão à realização de um sonho, e com isso removendo o foco dos gatilhos e problemas que levam às crises de ansiedade.

Além disso, o coach que estiver conduzindo o processo, se tiver conhecimento e ferramentas de inteligência emocional, pode também ajudar o ansioso a controlar a ansiedade através de técnicas e exercícios.

Não se deixe vencer pela ansiedade. Você é o capitão do barco da sua vida, e o único capaz de guiá-lo.

Se você sofre de ansiedade e quer passar pela experiência de uma sessão de coaching com ferramentas de inteligência emocional, quero te convidar a clicar AQUI e agendar uma sessão gratuita.

 

Compartilhe na sua rede
  • 25
    Shares

Comentários