5 táticas para eliminar a autossabotagem e alcançar os resultados desejados

Autossabotagem são ações inconscientes – e até conscientes – que um indivíduo pratica de modo a fazer com que os resultados desejados não sejam alcançados.

Os indivíduos mais afetados pela autossabotagem são aqueles que têm medo de correr riscos e assumir novas responsabilidades. Sendo assim, é possível dizer que possuem medo do sucesso, uma vez que o sucesso traz consigo novas responsabilidades.

O ato de se autossabotar pode estar diretamente ligado ao conjunto de crenças que o indivíduo construiu ao longo da vida.

Duas crenças que vejo em boa parte das pessoas nas quais atendo e converso são:

  • crença de capacidade: “não sou capaz de fazer isso; não tenho o conhecimento necessário”
  • crença de merecimento: “não mereço uma casa própria; não mereço ser promovido”

Essas são apenas 2 tipos de crenças limitantes que impedem qualquer indivíduo de se realizar e alcançar o sucesso.

Por conta dessas e outras crenças, os indivíduos desistem facilmente de oportunidades sem sentir nenhuma culpa, uma vez que permanecem em sua zona da conforto, e para eles, esse é o lugar mais seguro do mundo.

Como Coach de Sucesso & Realização, meu trabalho é ajudar pessoas a vencerem as crenças limitantes, os sabotadores e outros fatores que impedem de se realizarem pessoal e profissionalmente e assim alcançar o sucesso que tanto desejam.

A seguir vou compartilhar com você 5 táticas para você aplicar diariamente em sua vida e eliminar a autossabotagem.

1) Elimine frases negativas e limitantes

Um dos principais sabotadores da realização e do sucesso é o uso de frases negativas e limitantes.

Frases negativas e limitantes são aquelas que logo após serem ditas – ou apenas pensadas – já instalam no cérebro uma limitação que impede a ação em direção ao resultado desejado.

Fique atento à sua comunicação interna (consigo mesmo) e externa (com os indivíduos ao seu redor) e identifique essas frases negativas e limitantes. Substitua cada uma delas por frases que te façam sentir mais capaz, mais positivas e inspiradoras.

2) Determine metas e realize planejamentos para alcançá-las

Se você já assistiu ao filme “Alíce no País das Maravilhas então deve se lembrar do dialógo de Alice com o gato, onde a frase mais marcante é:

“Se você não sabe para aonde ir, então qualquer caminho serve.”

Ou seja, se você não estabelecer suas metas e criar um plano de ação para alcançar cada uma, a realização e sucesso ficarão cada vez mais distantes.

3) Mantenha o foco, a disciplina e a determinação

Foco, disciplina e determinação são 3 ingredientes indispensáveis na vida de quem quer ser um realizador e alcançar o sucesso.

De nada adianta você ser uma pessoa positiva, que venceu suas crenças limitantes, que construiu um planejamento bem estruturado, se você não mantiver o foco nele, a disciplina para realizar todas as ações do planejamento dentro do prazo a determinação para enfrentar os desafios que aparecerão ao longo do caminho.

4) Aja

Agir é a palavra-chave para quem deseja realizar seus sonhos e alcançar o sucesso.

Como dizem as leis da física “toda ação produz uma reação” ou seja, se você quer alcançar resultados diferentes, precisa agir diferente.

Não adianta ficar parado achando que o plano de ação vai ser concluído apenas com a força do pensamento.

Se coloque em movimento para que os autossabotadores fiquem cada vez mais distantes de você.

5) Celebre suas conquistas

Ao aplicar as 4 técnicas que compartilhei com você até o momento, pode ter certeza de que uma coisa vai acontecer: VOCÊ ALCANÇARÁ RESULTADOS DIFERENTES!

E quando alcançar esses resultados diferentes não se esqueça de celebrar, afinal de contas, conquistas devem ser celebradas sempre.

Não importa onde, como ou com quem, CELEBRE todas as suas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas.

Conquistas celebradas se tornam combustível para continuar em movimento em busca de novas conquistas.

Quero encerrar esse artigo deixando uma reflexão para você e me colocando à disposição para te ajudar a compreender os efeitos que essa reflexão pode gerar.

Quantas vezes você já deixou de fazer algo que queria muito simplesmente por que não se achou capaz ou merecedor de tal feito?

Compartilhe na sua rede
  • 4
    Shares

Seu comentário é muito importante!

Venha fazer parte da lista dos realizadores!

Ao entrar para a lista dos realizadores você terá acesso a conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

Parabéns! Você já faz parte da lista dos realizadores!

Para não correr o risco dos emails caírem na caixa de spam, adicione o endereço contato@jonathanlamim.com.br à sua lista de contatos.

Fast Coaching
Análise de Perfil Comportamental
Palestras & Treinamentos