Blog

Empreendedorismo

5 passos essenciais para empreender com sucesso

- Por Jonathan Lamim

Para empreender com sucesso você vai precisar de mais do que um bom produto ou serviço. Pode ter a melhor estratégia do mundo. Mas se não der os passos essenciais, o sucesso ficará cada vez mais distante.

Nesse artigo eu compartilho com você 5 passos essenciais para empreender com sucesso em qualquer segmento de mercado, independente da sua experiência pessoal e profissional.

Independente de você ter 7 ou 70 anos, ao dar esses passos você estará no caminho do sucesso, sem dúvidas. E sabe por que eu sei disso? Porque eu fui na contra-mão desses passos diversas vezes, e nada dava certo; a partir do momento que eu decidi olhar pra frente e dar esses passos, tudo mudou.

Quer mudar a direção do seu negócio e seguir na direção do sucesso?

Então acompanhe os 5 passos a seguir e comece hoje mesmo empreender com sucesso.

1) Apenas comece

Fomos criados para avançar, crescer e subir a novas alturas. A nossa natureza é de crescimento, e isso implica esforço e trabalho duro. – Tiago Brunet

Você sabe o que separa você e seu negócio do sucesso?

As desculpas que você dá para não fazer o que tem de ser feito e transformar o sonho de empreender em realidade.

Ao invés de você planejar todos os passos do seu negócio, planeje o primeiro passo e então comece, dê esse primeiro e veja o que vai acontecer, então você segue caminhando, planejando, realizando e conquistando.

Se você investe tempo planejando todos os passos do seu negócio e quando decide dar o primeiro passo algo dá errado, o que acontecerá com os outros passos que planejou? Você se sentirá frustrado por ter planejado tanto e logo de cara ter dado errado?

A frustração é uma grande inimiga do empreendedor, e ela surge muitas das vezes quando se planeja cada detalhe ao invés de agir, entrar no mundo real do empreendedorismo e aprender, ajustar e realizar ao longo do caminho.

Apenas comece, faça o que tem que ser feito, e vá aprendendo ao longo do caminho.

2) Confie no seu instinto

O segredo do empreendedorismo é ter 100% de convicção com apenas 80% da resposta. – Aaron Levie

Essa frase do Aaron Levie traduz perfeitamente esse segundo passo. Você precisa confiar no seu instinto empreendedor, esteja totalmente convicto do seu instinto mesmo que ainda não tenha todas as respostas necessárias para agir.

Você deve ser o primeiro a confiar no seu negócio, no seu instinto, afinal de contas, é a sua essência que está no negócio e tudo o que acontecer partirá de você.

3) Seja você mesmo

Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro. – Dalai Lama

Autenticidade é uma das chaves do sucesso no empreendedorismo. Em um mundo onde o “nada se cria tudo se copia” tem andando em alta, ser autêntico e imprimir essa autenticidade no seu negócio é um grande diferencial para atrair e cativar o público.

Apenas seja você mesmo, com toda a sua verdade, valores, características, habilidade. Não queira ser aquilo ou quem você não é pois no momento de identificar porque algumas coisas não estão acontecendo como o planejado ficará mais difícil de saber onde é preciso aplicar as mudanças.

4) Diga “não”

Se não tiver a capacidade de dizer não, o seu sim não significa nada. – Osho

Dizer não é tão importante quanto dizer sim. Muitas das vezes somos tentados a dizer sim para algo que não queremos simplesmente porque achamos que é o certo a se fazer, mas por dentro estamos quebrando nossos princípios e valores.

Fique atento às suas escolhas, diga não quando deve dizer não e sim quando deve dizer sim. Isso vale não apenas para aquisições, parcerias, contratações, mas também para tarefas.

5) Aprenda com os erros

Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção. – Steve Jobs

O erro é o melhor professor, pois com ele você aprende duas vezes: a primeira é o que não fazer, e a segunda é o que fazer para obter um resultado melhor.

Não ignore seus erros, sejam eles de cálculo, de estratégia, de rota, de cliente, de negócio. Independente do erro, ele sempre será importante para o seu negócio e é mais uma chave para o sucesso, afinal de contas, é errando que se aprende.

Está pronto para empreender com sucesso? Qual o primeiro passo você dará para iniciar a jornada de empreendedor?

Como coach de empreendedores eu estou aqui para ajudar você a empreender com sucesso não apenas nos negócios mas na vida. Minha missão é ajudar você empreendedor a realizar os seus sonhos, a ter um negócio de sucesso, e poder viver o melhor da vida.

Se você ficou interessado em saber como eu ajudo empreendedores a viver o melhor da vida e a realizarem os seus sonhos, entre em contato comigo, será um prazer conversar com você e te mostrar como isso é possível.

Ah, e não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos empreendedores!

Compartilhe na sua rede
  • 11
    Shares

Comentários