No artigo anterior falei sobre as 8 horas para o sucesso e hoje vou falar sobre as 5 etapas do sucesso, que são as etapas mínimas necessárias para atingir o sucesso.

Sem a execução dessas 5 etapas você pode ter 24 horas diárias de trabalho em prol do seu sucesso que o caminho ainda será longo.

Essas 5 etapas devem ser repetidas de modo constante até que seja atingido o objetivo.

5 etapas do sucesso
5 etapas do sucesso

Foco

O foco é o que mais atrapalha as pessoas na caminhada rumo ao sucesso. É muito mais rápido você seguir por uma linha reta do que ficar dando voltas, pois isso te distancia do objetivo.

Manter o foco no objetivo não é uma tarefa fácil, já que o nível de foco que cada pessoa tem é diferente. Quanto mais você exercita o foco, mais ele aumenta.

Eu gosto muito de ilustrar o poder do foco com um provérbio russo que diz:

“Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo não vai pegar nenhum dos dois.”
– Provérbio Russo –

Os coelhos são animais bem rápidos, que correm em direções variadas, sem um padrão. Se pegar um já complicado, imagina pegar 2? Ou você coloca a atenção em um ou então vai ficar correndo como um louco sem chegar perto de nenhum deles.

É assim com o sucesso. Para atingi-lo é preciso ter objetivos bem definidos. Pode acontecer do objetivo ser um só, então fica menos complicado manter o foco, mas existem situações que para se atingir o sucesso é necessário alcançar vários objetivos, e é nesse momento que o foco pode se tornar a chave para o sucesso.

Sabendo que é preciso manter o foco não só no objetivo mas nas metas até alcançá-lo, chega-se então à segunda etapa, não menos importante que a primeira: o planejamento.

Planejamento

Muitos ignoram a etapa de planejamento, achando que é perda de tempo planejar algo que já está bem definido na cabeça, que é só executar.

Planejar só é perda de tempo quando você se preocupa tanto em ter um planejamento perfeito que o tempo passa, outros executam sua ideia e aí você precisa começar tudo novamente.

O planejamento eficiente é aquele que dá os parâmetros para uma primeira rodada de ações, melhorias e mensuração de resultados, e então é atualizado com base nos resultados e recomeça o ciclo.

Para atingir um objetivo e alcançar o sucesso é preciso que sejam definidas as metas (tarefas) que levarão até o objetivo e essas metas são definidas no planejamento, assim como a forma com que elas serão executadas, o tempo que cada uma tem para ser concluída, as ferramentas a serem utilizadas e outras informações que você julgar necessárias para ajudar durante a ação rumo ao sucesso.

Na hora de planejar e definir as metas lembre-se do que disse Bob Hawke:

“As coisas mais importantes nem sempre são as que gritam mais alto.”

Ação

Não adianta ter foco e um bom planejamento se não entrar em ação.

É nesse momento que você aplicará todo o seu poder de foco na execução do que foi planejado, agindo de modo consciente, realizando uma tarefa de cada vez.

Acreditar que fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo – exceto quando existe uma pessoa responsável por cada tarefa – vai levar ao sucesso mais rápido é um grande engano.

Quando você começa a realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo só está aumentando as chances de que nenhuma delas seja executada com perfeição ou até mesmo que não sejam executadas.

Ao fazer duas coisas ao mesmo tempo, em qual delas estará o foco?

Essa é uma pergunta que você deve se fazer sempre que perceber a execução de mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

A ação consciente e focada gera mais resultados do que ações descontroladas e sem o menor foco.

O Princípio de Paretto mostra que 80% dos resultados são gerados por apenas 20% dos esforços, ou seja, poucas ações conscientes, focadas e bem planejadas podem trazer mais resultados do que sair fazendo tudo de uma vez, sem planejar e esquecendo da primeira etapa, o foco.

De modo geral o Princípio de Pareto afirma que o menor esforço leva aos maiores resultados. Mas isso não vai acontecer logo de cara, é preciso melhorar a execução sempre para então conseguir um maior resultado com um menor esforço, e isso nos leva à próxima etapa do sucesso: a melhoria contínua.

Melhoria Contínua

O sucesso não acontece do dia pra noite, é preciso muito trabalho, esforço, dedicação e foco no objetivo. Mas para que tudo isso aconteça no mais alto nível a cada novo ciclo é preciso haver melhoria contínua.

Melhoria contínua se aplica a todas as 3 etapas anteriores, pois a cada retomada do ciclo você irá analisar os resultados de cada etapa e melhorar. Independente do resultado ser positivo ou negativo, é preciso haver melhoria.

Se o resultado for positivo você implementa melhorias para que os resultados sejam ainda melhores; e se o resultado for negativo você implementa melhorias para que ao final do ciclo possa ver melhores resultados.

A melhoria não é apenas de processos, mas das próprias pessoas envolvidas. Quando as pessoas melhoram sua parte técnica, emocional, interpessoal, a tendência é que tudo ao redor do que estão envolvidas melhore.

Sem a melhoria contínua é impossível atingir o sucesso no seu ápice e colher os melhores frutos.

Resultados

Você deve estar se perguntando por que os resultados integram uma das etapas do sucesso, e a resposta é simples:

“Se você não pode medir os resultados das suas ações, então não há como saber se atingiu os objetivos e alcançou o sucesso.”

Sem medir os resultados não há como saber onde as coisas estão dando certo ou errado, o que precisa melhorar, enfim, não dá pra saber onde você está em relação ao seu objetivo.

Tenha sempre em mente que é importante definir metas que podem ser mensuradas quando estiver na etapa de planejamento, pois os resultados serão as molas impulsionadoras das próximas ações e retomada do ciclo.

Alcançar o sucesso não é uma tarefa fácil, pois se fosse todo mundo já teria alcançado. Justamente por ser uma tarefa difícil, que exige dedicação, foco, planejamento, ação e melhoria contínua, quem o atinge dá um enorme valor e cresce muito ao longo dessa caminhada.

Se você quer alcançar o sucesso, seja na sua vida pessoal ou profissional, lembre-se sempre dessas 5 etapas:

  1. Foco
  2. Planejamento
  3. Ação
  4. Melhoria Contínua
  5. Resultados

Gostou desse artigo? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais.