fbpx
Business

5 dicas para montar uma equipe de TI de excelência

HomeBusiness5 dicas para montar uma equipe de TI de excelência

Durante os 12 anos em que trabalhei com TI colocando a “mão na massa” pude atuar em áreas como gestão de projetos, análise e desenvolvimento de sistemas web e mobile.

Hoje eu atuo na parte de consultoria, principalmente no que envolve equipes e profissionais de TI, ajudando-os a desenvolver a alta performance e um comportamento capaz de potencializar a produtividade e os resultados.

Um dos grandes desafios que pude perceber ao longo desses 12 anos de “mão na massa” e dos últimos 2 como consultor é que algumas empresas enfrentam grandes desafios ao construir suas equipe de TI e acabam tendo uma rotatividade de profissionais que afetam o andamento dos projetos, o fluxo de caixa e até mesmo a percepção da empresa por parte de futuros candidatos a vagas.

Pensando nisso eu compartilho a seguir 5 dicas que ajudarão na montagem de uma equipe de TI de excelência, capaz de produzir resultados positivos e duradouros.

#1 – Conheça o perfil comportamental de cada integrante da equipe

Conhecer e compreender a personalidade e as potenciais competências dos colaboradores da empresa é fundamental para saber onde cada um pode produzir os melhores resultados e se sentir útil e produtivo.

Além disso ter o conhecimento do perfil comportamental possibilita à empresa e aos colaboradores saber quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria.

Se você não conhece o seu perfil comportamental e gostaria de saber mais sobre o assunto e como pode realizar a análise de perfil comportamental da sua atual equipe, clique aqui.

#2 – Escolha um líder que saiba equilibrar bem a relação com pessoas e o foco em resultados

Ter um líder capaz de caminhar junto da equipe e com capacidade de equilibrar relação pessoas e as necessidades de cada projeto é uma chave importante no desempenho da equipe.

Se o líder é muito focado na equipe ele pode deixar passar questões de desempenho, prazos, análise de resultados. Se ele for inteiramente focado nos resultados, na execução das tarefas, a relação com a equipe pode ser mais complicada, ter atritos e queda de produtividade e empenho dos colaboradores.

Através da análise de perfil comportamental também é possível identificar características que ajudam a fazer uma escolha mais precisa do líder da equipe.

#3 – Treine a equipe constantemente

Por mais impressionante que seja o currículo dos integrantes da equipe, mudanças acontecem a todo instante e se sua empresa busca entregar sempre o que há de mais moderno e seguro no que diz respeito a Tecnologia da Informação, é preciso que a equipe esteja atualizada.

Ao mesmo tempo que a parte técnica é fundamental para a entrega de produtos e serviços de qualidade, a parte comportamental também é, afinal de contas é o comportamento de cada integrante da equipe que produzirá o resultado final.

Treinar as habilidades técnicas e as comportamentais constantemente fará com que sua equipe esteja sempre atuando em alta performance e buscando resultados cada vez maiores e melhores.

#4 – Construa um ambiente de trabalho que potencialize a produtividade

Um ambiente de trabalho é composto por pessoas, infraestrutura e regras. Quanto mais organizado e conectado esse ambiente for, mais produtiva a equipe que nele trabalha será.

5 dicas para montar uma equipe de TI de excelência
O sucesso de uma equipe de TI está associado ao posicionamento adequado de cada colaborador conforme o seu perfil comportamental

Tenha uma equipe que atenda as necessidades técnicas e comportamentais que a empresa necessita para a área de TI; mantenha uma infraestrutura de qualidade, com equipamentos que possibilitem aos colaboradores um trabalho sem interrupções por falhas e um espaço físico que atenda às necessidades de todos os que nele trabalham.

Defina regras claras de uso da infraestrutura e de relacionamento, mas cuidado para não ser rígido demais na definição das regras e acabar bloqueando o potencial da equipe.

Algumas setores da área de TI geram estresse considerável nos profissionais e muitas das vezes uma forma que eles encontram de aliviar esse estresse e continuar produzindo com qualidade é tomando um café e conversando com alguns amigos.

Então aproveite essa necessidade e defina regras onde a pausa para o café seja benéfica para todos.

#5 – Defina os objetivos, metas e prazos de forma clara

Talvez essa dica possa parecer desnecessária por ser algo tão utilizado e “de certa forma” entranhado nas veias das equipes de TI. Mas o que muitas vezes acontecem é que os objetivos, metas e prazos são definidos com pouca clareza e aí os problemas começam a surgir e o estresse a aumentar.

O ser humano não é multitarefa, o cérebro humano possui capacidade de manter o foco em uma tarefa por vez, diferente das máquinas que podem executar diversas tarefas de forma simultânea, usando o foco múltiplo com eficácia.

Para definir objetivos e metas claras você pode utilizar a fórmula a seguir:

OBJETIVO + VALOR + PRAZO = META

Veja alguns exemplos:

Executar análise de resultados da equipe + 2 vezes no mês + todo dia 1º e 15 de cada mês

Visitar + 10 clientes + toda semana

Montar o planejamento + semanal + toda segunda-feira às 8h da manhã

Partindo dessa fórmula você consegue definir objetivos com cada vez mais clareza e prazos possíveis de serem cumpridos.

Se você está tendo dificuldades com sua equipe de TI, seja em relação aos resultados produzidos ou na montagem dela, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo para conversarmos e juntos encontrarmos as melhores soluções para sua equipe de TI ser um sucesso tão grande quanto sua empresa.

O Autor

Jonathan Lamim é coach, palestrante e trainer comportamental, tem seu trabalho voltado para a Inteligência Comportamental e sua missão é ajudar pessoas e empresas a alcançarem mudanças comportamentais positivas e duradouras capazes de produzirem resultados cada vez maiores e melhores. Além disso, é consultor e especialista em TI com mais de 14 anos de experiência nacional e internacional.

Seu comentário é muito importante!

E-books para download

Clique na imagem para acessar a página de download

Clientes & Parceiros

X