Blog

Desenvolvimento Pessoal

3 perguntas para alcançar o sucesso pessoal e profissional

- Por Jonathan Lamim

Quero começar esse texto com uma frase do filósofo grego Sócrates (470 a.C.-399 a.C.), que tem uma mensagem muito forte sobre sucesso sendo expressada nas entrelinhas.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo.

O sucesso pessoal e profissional é uma ligação entre presente e futuro, feita por uma ponte que combina autoconhecimento e ação em seu alicerce.

Para que você possa agir e realmente alcançar o sucesso é necessário que você se conheça bem, tanto física quanto psicologicamente.

Você pode pensar uma cosia e dizer outra. Dizer uma coisa e expressar – com seu corpo – outra.

Cada pessoa tem um conjunto de características que as distingue umas das outras e essas características, quando utilizadas da forma correta, no ambiente correto e com as pessoas corretas são capazes de gerar grandes resultados.

A ponte para o sucesso profissional tem em seus alicerces o autoconhecimento e a ação, e podemos traduzir tanto os alicerces quanto o caminho que ela constitui em 3 perguntas:

  1. Quem eu sou?
  2. Quem eu quero ser?
  3. O que eu preciso fazer para me tornar quem eu quero ser?

As 2 primeiras perguntas são o alicerce dessa ponta, e a terceira é o caminho que ela constitui. Está pronto para construir a sua ponte para o sucesso pessoal e profissional?

onte para o sucesso pessoal e profissional

Quem eu sou?

Essa é a primeira pergunta a se fazer para alcançar o sucesso. Parece uma pergunta simples, mas ela é capaz de fornecer mais informações do que se pode imaginar.

Sem uma resposta consistente a essa pergunta não é possível alcançar o sucesso, sabe por que?

Porque o sucesso começa primeiro em você, na sua mente, no seu coração. Quando você se torna um sucesso consigo mesmo, o próximo nível do sucesso se torna mais claro e atingível.

Se conhecer não é apenas saber seu nome, idade, de onde veio, o que faz. É saber quem você é por completo, sua essência, características fortes, características mais fracas, sentimentos, desejos, sonhos, motivadores, crenças…

Quem não se conhece verdadeiramente, por completo, não consegue ter clareza do caminho que está trilhando e nem de onde quer chegar, pois está preso em um labirinto escuro dentro de si.

Para responder a essa pergunta você pode utilizar o auxílio de diversas outras, como por exemplo:

  • Quais são as minhas características mais marcantes?
  • Quais são meus maiores desafios?
  • Quais são as minhas crenças?
  • Como eu me relaciono com as pessoas ao meu redor?
  • Quais são os meus pensamentos em momentos de alegria? E de frustração?

Antes de seguir para a próxima pergunta alicerce, responda as dessa etapa, reflita sobre elas e veja de fato quem é você.

Quem eu quero ser?

Agora que você já se conhece, sabe bem que é você, vamos continuar a construção da ponte rumo ao sucesso com mais um pouco de autoconhecimento, mas agora com uma visão de futuro.

Quem você quer ser daqui 6 meses, 1 ano, 5 anos, 10 anos?

Responder essa pergunta pode ser um desafio, tendo em vista que existem pessoas que não visualizam o futuro, estão presas ao presente, vivendo um dia de cada vez como se fosse o último e se esquecendo que o futuro se constrói no presente, ou seja, se você não agir hoje para construir o amanhã, de fato não haverá amanhã, ou seja, futuro.

Saber que você quer ser é fundamental para se alcançar o sucesso, tanto quanto conhecer quem você é, pois o sucesso exige ação e toda ação é realizada para alcançar algo.

Não basta apenas você saber quem você quer ser, como por exemplo, quero ser médico, empresário, um pai carinho… é preciso saber quem você quer ser em todas as áreas base da sua vida.

Para te ajudar a responder essa pergunta, lembre-se das perguntas sobre quem é você e aplique a pergunta “quem eu quero ser?” para cada um dos pilares a seguir:

  • Espiritual
  • Parentes
  • Conjugal
  • Filhos
  • Social
  • Saúde
  • Servir
  • Intelectual
  • Financeiro
  • Profissional
  • Emocional

Caso você tenha alguma dificuldade para identificar quem você quer ser em cada um desses pilares, volte à pergunta anterior e responda “quem eu sou?” para esses 11 pilares, isso te ajudará a identificar onde está e onde quer chegar.

Você pode estar se perguntando: “O que esses pilares têm a ver com sucesso pessoal e profissional?”

Pois bem, uma das chaves do sucesso é o EQUILÍBRIO. Esses 11 pilares são as bases da vida de qualquer pessoa, e se não houver um equilíbrio entre eles, torna-se um desafio alcançar o sucesso.

Imagine uma pessoa que tem um relacionamento conflituoso com o cônjuge e os filhos. Essa pessoa sai de casa para o trabalho estressada, todos os dias. Como será o desempenho dela no trabalho? E o seu desempenho emocional?

Agora imagine uma pessoa enfrentando dificuldades financeiras, tendo problemas para sustentar sua casa, cônjuge e filhos. Como será o relacionamento dessa pessoa dentro de casa, no trabalho, com os amigos?

Conhecer quem é você e quem você quer ser é o alicerce para que você alcance o sucesso pessoal e profissional que deseja, e se sentir tão bem que vai querer seguir construindo novas pontes a cada etapa da sua vida.

Até esse momento você criou os alicerces da ponte, agora é a hora de começar a sua jornada, de agir, e para isso é preciso saber o que fazer no caminho entre “quem eu sou” e “quem eu quero ser”.

O que eu preciso fazer para me tornar quem eu quero ser?

Você só se tornará quem você quer ser se sair do lugar, da zona de conforto, e caminhar com passos consistentes em uma direção clara e definida.

Essa caminhada é guiada por objetivos e metas claras e bem definidas, que estejam no seu controle e de acordo com seus princípios e valores.

A partir das respostas de “quem eu quero ser”, liste todas as ações que você precisa realizar para ser de fato uma pessoa realizada, que alcançou o sucesso pessoal e profissional.

Modelo 5W2H

Cada uma dessas ações deve responder às perguntas a seguir:

  • O que fazer?
  • Por que fazer?
  • Como fazer?
  • Quando fazer?
  • Onde fazer?
  • Quanto custa?
  • Quem vai fazer?
  • Situação (status)

Essas perguntas compõem o modelo 5W2H de planejamento, que ajuda a dar mais clareza na definição de metas e objetivos.

Se você responder a essas 3 perguntas, construir o plano de ação e colocá-lo em prática, posso afirmar que você aumentará as suas chances de alcançar o sucesso.

A única pessoa responsável pelo seu sucesso é você! A partir do momento que você assumir isso e começar a agir de forma concreta e focada, tudo vai mudar em você e ao seu redor, por ter certeza.

Muitas pessoas com que eu já tive o prazer de compartilhar pessoalmente o conteúdo desse texto em uma conversa tiveram dificuldades de responder as perguntas e construírem o plano de de ação sozinhas, e se esse for o seu caso também não se assuste, não há nada de errado com você.

Felizmente existem metodologias e pessoas – como eu – preparadas para ajudar outras pessoas a responderem esses e outras perguntas, se conhecerem melhor e alcançarem o sucesso pessoal e profissional.

Eu gosto de indicar 2 coisas às pessoas que buscam ajudam para alcançar o sucesso:

A análise de perfil comportamental é uma forma fantástica de se conhecer melhor, em detalhes, e assim tomar decisões melhores, se relacionar melhor com as pessoas e se surpreender com os resultados gerados diariamente.

O coaching é uma metodologia capaz de transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento, autorresponsabilidade, eliminação de crenças e planejamento claro de ações rumo ao objetivo desejado.

Quando eu junto a análise de perfil comportamental e o coaching, os resultados são potencializados e as pessoas que passam por esse processo comigo têm suas vidas transformadas.

Se você ficou interessando e quer saber como fazer uma análise de perfil comportamental ou processo de coaching, entre em contato comigo, terei o maior prazer em esclarecer suas dúvidas e te ajudar nessa jornada rumo ao sucesso pessoal e profissional.

Análise Gratuita do seu Perfil COmportamental

 

Compartilhe na sua rede
  • 23
    Shares

Comentários