Blog

Realização Pessoal e Profissional

3 barreiras que impedem a realização dos sonhos

- Por Jonathan Lamim

A realização dos sonhos é algo que todos queremos, não importa a idade, e eu quero começar esse texto afirmando uma coisa:

Se você pode sonhar, então você pode realizar.

Essa afirmação sobre a realização dos sonhos é forte, eu sei, mas muitos ainda duvidam disso. Mas essa dúvida pode ser justificada, pois ela existe por conta de 3 barreiras que são capazes de impedir a realização de qualquer sonho.

Segundo Wollheim (1971) podemos pensar os sonhos como “(…) a estrada real para um conhecimento das atividades inconscientes da mente”, ou seja, os sonhos são imagens que se apresentam durante o sono enquanto o corpo físico descansa, e se é uma estrada real para um conhecimento das atividades inconscientes, logo essas atividades inconscientes um dia passaram pelo consciente.

Acredito que você também já tenha ouvido e vivido a expressão: sonhar acordado!

Essa expressão caracteriza um momento em que sua mente está vagando por um território constituído apenas de imagens e desejos, que para serem transformados em realidade devem ser trazidos para a realidade e colocadas em prática as ações necessárias para alcançar a realização do sonho.

Falando assim parece simples sonhar e realizar, na verdade não é tão complicado como muitos pensam, mas é possível justificar esse pensamento a partir das 3 barreiras que impedem a realização dos sonhos.

1ª Barreira – Falta de Autoconhecimento

A falta de autoconhecimento é a primeira barreira na realização dos sonhos, pois quando você não se conhece torna-se incapaz de identificar suas forças e fraquezas, e usá-las a seu favor na realização dos sonhos.

Se conhecer é fundamental para que possa entrar na jornada da realização dos sonhos sem sofrer com a frustração das derrotas, das falhas, da falta de apoio, enfim, de tudo o que pode te desanimar.

Para atingir um nível de autoconhecimento que te permita usufruir de todos os seus benefícios você precisará praticar diariamente a reflexão interna, olhando para si e buscando identificar suas atitudes, sentimentos, forças, fraquezas e tudo mais que constitui a sua vida.

Deibson Silva, no livro “Decifre e Influencie Pessoas” diz:

As pessoas não veem o mundo como o mundo é. As pessoas veem o mundo como elas são. Seja aonde forem, vão se encontrar com elas mesmas e com suas crenças.

Se você não se conhece, então não consegue ver o mundo como ele é de verdade, e como consequência seus sonhos vão sendo acumulados no seu inconsciente e não se transformarão em realidade.

2ª Barreira – Metas mal definidas

A segunda barreira são as metas mal definidas, e isso acontece pela falta de autoconhecimento, pois você acabará definindo metas que estão fora da sua zona de habilidade e que não tem a menor ligação com o seu perfil de comportamento, tipo psicológico e seus valores.

Metas mal definidas levam à erros, e esses erros podem gerar frustração e como consequência disso, você desiste do seu sonho.

Ao definir metas de acordo com seu perfil comportamental, levando em consideração suas forças, fraquezas e habilidades, seu sonho se torna cada vez mais real e concreto.

Colocando essas metas dentro de um plano de ação bem estruturado, devidamente adequado ao seu comportamento, essa barreira é quebrada e você potencializa a realização dos sonhos.

3ª Barreira – Comunicação errada

E por fim a terceira barreira, que é a da comunicação. Se comunicar é algo que fazemos o tempo todo, até mesmo quando estamos dormindo, pois o cérebro continua funcionando, se comunicando com as informações do inconsciente.

A comunicação pode ser verbal e não verbal, ou seja, não é apenas o que você fala que transmite informação mas o que você faz, seus gestos, expressões faciais, modo de andar e se vestir por exemplo.

Você pode se conhecer muito bem, ter metas muito bem definidas, mas se a comunicação não for de qualidade, a realização do sonho se torna um desafio.

Já vi e ouvi pessoas dizendo para si mesmas “eu não consigo, não tenho habilidade suficiente para isso”, até um determinado momento da minha vida isso não me incomodava, mas depois que eu vivi isso na pele, mudei minha comunicação e alcancei resultados fantásticos, entendi que a comunicação interna (pessoal) e externa (intrapessoal) fazem toda diferença na jornada da realização dos sonhos.

Com uma comunicação adequada você se motiva diariamente, cria uma atmosfera positiva ao seu redor e encanta as pessoas de forma que elas caminhem com você, apoiando e ajudando na realização dos sonhos.

Quantas dessas barreiras você ainda tem na sua vida e que estão te impedindo de realizar os seus sonhos?

Tenho que te dizer que qualquer pessoa pode romper essas barreiras e realizar seus sonhos, independente do tamanho deles.

O meu trabalho é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos pessoais e profissionais, se conhecendo melhor, se comunicando melhor e planejando adequadamente cada passo para a realização desses sonhos.

E para te ajudar eu quero dar a você que fez toda a leitura desse texto a oportunidade de se conhecer melhor, assim como eu tive essa oportunidade em um momento crucial da minha vida.

Ao clicar no link abaixo você poderá realizar GRATUITAMENTE uma análise de perfil comportamental que permitirá a você obter informações que irão colaborar na sua jornada de realização dos sonhos, trazendo mais clareza e autoconhecimento.

QUERO ME CONHECER MELHOR

Após realizar a análise, se quiser saber mais detalhes sobre ela, como realizar uma sessão premium de 2 horas comigo onde te ajudarei a ampliar o seu autoconhecimento e a identificar suas principais forças e fraquezas, basta entrar com contato comigo pelas redes sociais ou aqui pelo formulário de contato do site.

Grande Abraço!

Compartilhe na sua rede
  • 4
    Shares

Comentários